jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Balde Cheio aumenta produtividade da pecuária

há 12 anos
0
0
0
Salvar

Manaus Em algumas propriedades Autazes (AM), vacas que forneciam dois litros de leite por dia multiplicaram por cinco a produção e o número de animais por hectare foi ampliado. Os resultados foram alcançados com o programa Balde Cheio, do Sebrae no Amazonas, iniciativa do Sebrae que leva tecnologia e gestão para os pequenos produtores.

Na região de Altaz Mirim, onde fica o município, desde outubro do ano passado, os técnicos da instituição levam, por exemplo, a ordenha mecanizada que é mais higiênica para os pequenos produtores. Antes do Balde Cheio, o leite era extraído manualmente.O programa foi desenvolvido pela Embrapa e é aplicado pelo Sebrae com o objetivo organizar e potencializar a criação intensiva de gado com tecnologias e conhecimentos para o melhor aproveitamento dos pastos e dos animais.

O maior resultado é que estamos deixando para trás uma prática antiga. Hoje, sabemos como gerir nossas fazendas e trabalhamos de forma mais profissional, com visão de empresário, declara o pecuarista Manoel Maia, líder de um grupo de pecuaristas da região do Novo Céu, na zona rural de Autazes. Aroldo Pereira Cavalcante, de 59 anos, também aderiu ao programa. É uma alternativa para quem quer produzir com qualidade e produtividade, sem desmatamento, aproveitando as áreas já existentes, afirmou.

Ao todo, 46 propriedades do município são atendidas pelo Balde Cheio. Os investimentos já somam aproximadamente R$ 800 mil, dos quais cerca de R$ 200 mil aplicados pelo Sebrae em consultorias, missões técnicas, cursos, treinamentos e ações de acesso a mercados. O restante foi direcionado pelos pecuaristas no melhoramento do solo, sanidade bovina, compra de sementes de capim de alta qualidade, implementos agrícolas, cercas elétricas e modernos sistemas de irrigação.

Nesta quarta-feira, o comitê gestor do projeto Desenvolvimento do Setor Lácteo na Região do Altaz Mirim realizou reunião com os pecuaristas para definir ações, avaliar o projeto e dar início ao trabalho de incremento do sistema de irrigação das propriedades.

Eu não tenho dúvida de que o programa Balde Cheio está revolucionando a pecuária na maior bacia leiteira do Amazonas, que é Autazes, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Faea, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (ADS).

De acordo com o vice-prefeito de Autazes, José Tadeu Cabral Martins, o município é a maior bacia leiteira do Amazonas. O programa Balde Cheio certamente vai elevar nossa produtividade, fazendo com que Autazes seja reconhecido pela qualidade, produtividade e conservação ambiental na atividade pecuária, disse.

Serviço:

Sebrae no Amazonas - (92) 2121-4991

www.am.agenciasebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae - 0800 570 0800

Notícias Relacionadas 23/08/2012 | 15:40 Encontro mobiliza produtores de leite

03/08/2012 | 18:10 Balde Cheio ajuda produtores a superarem a seca no Sertão

  • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
  • Publicações15189
  • Seguidores225
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/balde-cheio-aumenta-produtividade-da-pecuaria/100048330
Fale agora com um advogado online