jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Benefício de justiça gratuita depende de comprovação

0
0
0
Salvar

A Advocacia-Geral do Estado (AGE) em Incidente de Revogação à Assistência Judiciária nº 0758521-74.2011.8.13.0000, da Comarca de Abre Campo, obteve a revogação do benefício da gratuidade da justiça e preparo das custas processuais.

No incidente, a AGE argumentou que a declaração de hipossuficiência não ostenta presunção absoluta de veracidade e que a condição do benefício pode ser condicionada pelo Magistrado à comprovação do estado declarado pelo requerente. Assim, demonstrou que o beneficiado pela justiça gratuita, de forma contraditória, em um dos processos de expurgos inflacionários, do qual é autor, efetuou o pagamento das custas processuais e, ainda, em ato incompatível com o estado de pobreza, adquiriu veículo valorizado.

Acolhendo as razões do Procurador Mário Eduardo Guimarães Nepomuceno Júnior, o Magistrado determinou a revogação do benefício declarando, “em face da possibilidade do autor em arcar com o pagamento das custas, despesas processuais e honorários decorrentes da demanda, deixando de remeter os autos ao Ministério Público para averiguação de eventual crime de falsidade, em razão de o imputado ter assumido o equívoco e provado que agiu de boa fé.”

  • Publicações1763
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/beneficio-de-justica-gratuita-depende-de-comprovacao/3063109
Fale agora com um advogado online