jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Bens da mulher do locatário inadimplente são penhorados

TJ-DF reconhece a possibilidade de pesquisa e penhora de bens do cônjuge do devedor, mesmo que não seja parte da execução

Publicado por Eliza Novaes
há 4 anos
3
0
0
Salvar


A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal TJDFT decide que é possível a pesquisa e penhora de bens do cônjuge do locatário devedor, mesmo que não seja parte da execução, se comprovado que a dívida contraída foi em benefício da respectiva família.

No caso tratado nos autos em questão, quando assinou o contrato de locação, o locatário informou ser solteiro, porém já estava casado à época. Em razão da inadimplência com o pagamento dos encargos da locação, foi proposta Ação de Cobrança, tenho a autora / locadora comprovado que ele já era casado à época, e, assim, a autora requereu a pesquisa de bens em nome da mulher do devedor, o que foi negado pelo juiz.

Inconformada, a autora recorreu ao TJ-DF alegando que a pesquisa se mostrava possível, uma vez que a dívida foi contraída em benefício da família. A Autora alega, ainda, que o devedor buscou se beneficiar da própria torpeza ao se declarar solteiro na assinatura do contrato.

No julgamento do recurso de Apelação, o TJ-DFT reconheceu a possibilidade da penhora de bens do cônjuge, ainda que este não esteja no polo passivo da ação.

O Relator, desembargador Sandoval Oliveiral, esclareceu no seu voto que a intenção do legislador no Código Civil foi proteger credores e terceiros, permitindo que o patrimônio familiar responda pelas obrigações e dívidas contraídas para a manutenção da família.

Assim, o relator afirmou que em razão da da dívida ser oriunda de locação de imóvel para fins residenciais, resta claro que a mesma foi contraída e revertida em favor da unidade familiar.

Processo: 0718027-57.2019.8.07.0000

  • Sobre o autorPresidente da Associação Mineira dos Advogados do Direito Imobiliário - AMADI
  • Publicações88
  • Seguidores251
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações140
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bens-da-mulher-do-locatario-inadimplente-sao-penhorados/792563054
Fale agora com um advogado online