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30 de Abril de 2024

BNDES aprova financiamento de R$ 500 milhões para CSN investir na ferrovia Transnordestina

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A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 500 milhões à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A operação se destina a possibilitar novo aporte de capital da CSN na Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), para aplicação no projeto da Nova Transnordestina, que criará novos corredores de exportações agrícolas no sertão nordestino.

Com previsão de serem criados 1,5 mil empregos diretos, este empreendimento de logística vem sendo estruturado pela iniciativa privada desde 1998, em conjunto com o BNDES, e desde então tem recebido aplicações do Banco, por meio do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor).

O investimento total da Nova Transnordestina está estimado em cerca de R$ 4,5 bilhões, envolvendo recursos da CSN, do BNDES, do Finor e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Além dos R$ 500 milhões agora financiados pelo BNDES, a CSN investirá mais R$ 550 milhões na etapa final do projeto. Desse total, R$ 400 milhões serão emprestados pelo BNDES, em sua linha Finem (Financiamento ao Empreendimento). Já o Finor vai destinar R$ 823 milhões, enquanto o FDNE participará com recursos da ordem de R$ 2,2 bilhões.

Os custos das desapropriações serão quitados por verba orçamentária da União e as despesas com aquisição de material rodante para a ferrovia terão cobertura por leasing operacional, depois da conclusão das obras.

Projeto - A implantação da nova Transnordestina possibilitará a criação de novos corredores de exportação de produtos agrícolas, ligando o oeste da Bahia, o sul do Maranhão e o sudoeste do Piauí até os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.

A ferrovia terá 1.815 km de extensão, com 1.193 km de linhas novas e 622 km de vias antigas, a serem remodeladas. O projeto inclui a construção de ramais e sub-ramais na malha Nordeste; a recuperação ou remodelação de trechos já operados pela CFN; e a construção de dois terminais portuários privativos – um no Porto de Pecém e o outro no Porto de Suape.

Os trechos a serem construídos ou remodelados se localizam nos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, ligando o terminal ferroviário (ponto de embarque) da cidade de Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém e Suape.

Terminais - O projeto optou por construir os terminais portuários em Pecém e Suape, porque os dois portos podem receber navios de grande calado e maior capacidade de carga, utilizados na exportação de grãos.

Os novos trechos terão bitola larga, para ser adotada a solução que propicia maior produtividade, enquanto os trechos antigos serão remodelados em bitola mista, para aproveitar parcialmente a via permanente da CFN.

Além da bitola larga, a principal característica da ferrovia a ser implantada é a elaboração de um traçado moderno, com características técnicas que permitem o transporte de cargas com baixo custo. Dessa forma, a CFN pretende obter os seguintes indicadores de desempenho: trens com 104 vagões; carga de 33 toneladas/eixo; velocidade de 30 km/hora; e capacidade de transportar 30 milhões de toneladas/ano, com baixo consumo de combustível.

Com capital social de R$ 1,68 bilhão, totalmente subscrito e integralizado, a CSN é controlada pela Vicunha Siderurgia S/A, que detém 43,98% do capital votante, O segundo maior acionista é a BNDES Participações S/A, com 6,84%, seguido pela Caixa dos Empregados da CSN, com 4,47%.

Nova Transnordestina

O projeto Nova Transnordestina consiste em:

I. construção de ramais e sub-ramais na área de influência da malha Nordeste concedida à CFN;
II. remodelação e recuperação de trechos da CFN; e
III. na construção de dois terminais portuários privativos, nos Portos de Pecém (CE) e Suape (PE).

A nova ferrovia terá 1.815 km sendo 1.193km de linhas novas e 622 km de remodelação de linhas existentes, conforme quadro e mapa a seguir. Cabe lembrar que as distâncias entre os trechos são apenas indicativos, uma vez que ainda não existe projeto e licenciamento ambiental.

Nº do Trecho Municípios Interligados Distância (km) Linha
1 Eliseu Martins (PI) Araripina (PE) 400Nova
2 Araripina (PE) Salgueiro (PE) 210Nova
3 Salgueiro/Serrita (PE) Missão Velha (CE) 100Nova
4 Missão Velha (CE) Arrojado (CE) 87Remodelada
5 Arrojado (CE) Quixadá (CE) 288Remodelada
6 Quixadá (CE) Fortaleza (CE) 190Remodelada
7 Fortaleza (CE) Pecem (CE) 57Remodelada
8 Salgueiro/Serrita (PE) Arcoverde (PE) 150Nova
9 Arcoverde (PE) Suape (PE) 333Nova


Localização dos Investimentos: Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

Mercado: O projeto oferece alternativa ao escoamento da produção de grãos, dos ditos cerrados setentrionais, que ocorrem no oeste da Bahia, Piauí e Maranhão. O crescimento da produção de grãos daquelas regiões engendrado pelo projeto poderá levar ao estabelecimento de atividades produtivas baseadas no agro-negócio ao longo do traçado da ferrovia, para desenvolvimento e atendimento de mercado interno. Outro importante mercado a ser atingido pelo projeto é o pólo gesseiro de Araripina (PE).

Geração de empregos: Previsão de Novos Empregos - 1500 empregos diretos.

Usos e Fontes do Projeto

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