jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

CAE vota projeto que obriga contratação de seguro de responsabilidade civil por corretores

Publicado por JurisWay
há 11 anos
0
0
0
Salvar
Em reunião na terça-feira (18), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá votar projeto de lei proposto pelo Executivo que torna obrigatória a contratação de seguro de responsabilidade civil por corretores de seguros e resseguros. O PLC 7/2013 tem voto favorável do relator, senador Sérgio Souza (PMDB-PR).

O projeto estabelece que o seguro de responsabilidade civil será obrigatório não mais apenas para os corretores constituídos sob a forma de pessoa jurídica, mas também para as pessoas físicas que intermedeiam a celebração de contratos de seguros.

O seguro será regulamentado mediante resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que deverá contemplar o valor da cobertura do seguro, estipulado em função do volume das operações realizadas e da responsabilidade sobre os valores segurados.

O projeto exclui a obrigatoriedade do seguro de responsabilidade civil para o corretor pessoa física que atue exclusivamente na condição de empresário, sócio, acionista ou administrador de sociedade corretora de seguros ou de resseguros.

Na justificativa do projeto, o Executivo argumenta que a maior parte das operações securitárias passa pela intermediação de corretores, o que torna necessária a criação de um seguro obrigatório de responsabilidade civil da categoria, uma vez que não existe qualquer mecanismo no Decreto-Lei 73/1966, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, que garanta ao segurado reparação quanto a possíveis danos praticados pelos corretores.

Prestação de contas

Outro projeto que pode ser votado em decisão final na comissão é o PLS 57/2013, que altera a Lei 9.478/97, que institui a obrigatoriedade de prestação de contas semestral ao Congresso pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). De autoria do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o projeto é relatado pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), favorável à proposição.

Créditos

A comissão também deverá votar autorizações para a contratação de empréstimos pelos estados do Ceará, que captará US$ 66,5 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para financiamento do Programa de Desenvolvimento Urbano de Pólos Regionais, pelo Acre, que captará US$ 72 milhões no BID, a serem usados no financiamento da segunda fase de programa de desenvolvimento sustentável no estado.

A reunião da CAE tem início às 9h30.

Agência Senado























  • Publicações73364
  • Seguidores794
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cae-vota-projeto-que-obriga-contratacao-de-seguro-de-responsabilidade-civil-por-corretores/125338690
Fale agora com um advogado online