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3 de Maio de 2024

Câmara aprova projeto que institui Biênio da Matemática em 2017-2018

O objetivo da proposta é dar destaque à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e ao Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, que serão realizados no Brasil

Publicado por Câmara dos Deputados
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A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) a redação final do Projeto de Lei 2496/15, dos deputados Alex Canziani (PTB-PR), Wilson Filho (PTB-PB) e Pedro Fernandes (PTB-MA), que institui o “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”.

O mérito da matéria já havia sido aprovado em dezembro em caráter conclusivo e, agora, com a redação final, o texto segue para o Senado.

Segundo Canziani, que coordena a Frente Parlamentar da Educação no Congresso, o objetivo é dar destaque à Olimpíada Internacional de Matemática de 2017 e ao Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, que serão realizados no Brasil. Os dois dos maiores eventos da Matemática no Mundo serão sediados pela primeira vez na América Latina.

O título do biênio, “Gomes de Sousa”, remete ao político e matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), pioneiro no estudo da matemática no Brasil.

Estímulo
O presidente da Frente da Educação explicou que a Olimpíada Internacional da Matemática envolve estudantes do ensino médio do mundo todo. “Ela é um estímulo para o desenvolvimento do ensino da Matemática nos países que participam”, disse o parlamentar.

Já o Congresso Internacional de Matemáticos trata de diversos campos específicos da ciência matemática, além de evidenciar iniciativas ligadas ao ensino de matemática do país-sede.

Alex Canziani espera que o biênio ajude a promover o gosto dos jovens pela Matemática e a difundir a importância do ensino da matéria para o País.

“No Ciclo de Palestras Educação em Debate, organizado pela Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional, discutimos a importância do ensino da matemática. Durante o evento, ficou evidenciada, além de sua relevância e de seus desafios, a necessidade de difusão de uma cultura matemática entre professores, estudantes e famílias”, disse o deputado.

Íntegra da proposta:

Da Redação – RCA

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