jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

Câmara rejeita isenção do IOF em financiamentos para estudantes no exterior

Publicado por Câmara dos Deputados
há 8 anos
0
0
0
Salvar

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 7269/14, que concede isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para financiamentos feitos por estudantes brasileiros, de graduação ou pós-graduação, que realizem seus estudos no exterior.

O parecer do relator, deputado João Gualberto (PSDB-BA), foi pela inadequação financeira e orçamentária da proposta e do PL 7465/14, apensado, que propõe a isenção do IOF sobre a compra de moeda estrangeira destinada ao custeio do estudante brasileiro no exterior.

Segundo o relator, as propostas geram renúncia fiscal, porém não apresentam a estimativa do impacto orçamentário-financeiro, nem demonstram que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária, não propondo, assim, medidas de compensação.

Como o parecer do colegiado é terminativo e não houve recurso para análise pelo Plenário, a proposta, de autoria do ex-deputado Marcio Bittar, foi arquivada.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

  • Publicações97724
  • Seguidores268405
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações279
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-rejeita-isencao-do-iof-em-financiamentos-para-estudantes-no-exterior/305118463
Fale agora com um advogado online