jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Câmaras deferiram pedido de desaforamento de júri da Comarca de Ulianópolis para Belém

há 14 anos
0
0
0
Salvar

As Câmaras Criminais Reunidas deferiram, na manhã desta segunda-feira, 10, o pedido do Ministério Público para desaforamento do júri de Francisco Leite da Silva da Comarca de Ulianópolis para Belém. O réu é acusado de ser o executor do crime de encomenda que vitimou, em 27 de novembro de 2004, em praça pública, com vários tiros na cabeça, o marceneiro Silvério Lourencine Deprá, no município de Ulianópolis.

Segundo denúncia do Ministério Público, o crime teria sido encomendado por Davi Resende Soares, Lindomar Resende Soares e Marta Resende (atual presidente da Câmara Municipal de Ulianópolis), sendo os dois últimos, respectivamente, filho e irmã do primeiro. Além deles, também está indiciado José Ernesto Machado, por ter intermediado a contratação do pistoleiro, Francisco Leite da Silva. Com exceção do executor, os outros indiciados aguardam em liberdade o julgamento de recursos contra sentença de pronúncia. Silvério teria sido morto por que estaria investigando o assassinato de outra pessoa, cuja suspeita do crime recai sobre os Resendes.

O MP informou ainda que os co-réus possuem grande poder econômico e influência política na Comarca e nos municípios dos arredores. Essas informações também foram confirmadas pelo juiz da Comarca de Ulianópolis. O relator do pedido, desembargador Ronaldo Valle, defendeu que, diante dos fatos, a realização do júri popular na Comarca comprometeria a imparcialidade dos jurados, tendo em vista que os tribunais do júri são formados, em sua maioria, por funcionários públicos. O relator deferiu o pedido, sendo acompanhado à unanimidade. (Texto: Vanessa Vieira)

  • Publicações3309
  • Seguidores126
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações55
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camaras-deferiram-pedido-de-desaforamento-de-juri-da-comarca-de-ulianopolis-para-belem/2180771
Fale agora com um advogado online