jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Capital paulista tem 66% de aumento nos registros de dengue neste ano

Zona Oeste concentra o maior número de casos na cidade de SP. Taxa de incidência é considerada baixa pelo Ministério da Saúde

Publicado por Gm M.
há 10 anos
4
0
0
Salvar

A capital paulista registrou um aumento de 66% nos registros de casos de dengue nas 15 primeiras semanas do ano em comparação com o mesmo período de 2013, de acordo com o balanço divulgado pela Prefeitura de São Paulo, na quinta-feira (17). Até 12 de abril, foram notificados 2.538 casos. Em 2013, nesse período, foram notificados 1.523 casos.

É possível que pessoas infectadas há mais de uma semana só tenham recebido o diagnóstico da doença nesse período que corresponde a 15ª semana epidemiológica [critério estabelecido pelo Ministério da Saúde para fins estatísticos]. O levantamento começa no domingo e termina no sábado.

A taxa de incidência da capital paulista está em 22,6 casos para cada 100 mil habitantes, índice considerado baixo de acordo com o Ministério da Saúde. Até 5 de abril, foram registrados 1.745 casos de dengue, o que resulta em uma taxa de incidência de 15,5 casos para cada 100 mil habitantes. Ao longo de todo o ano de 2013 foram registrados 2.617 casos e a taxa de incidência ficou em 23,3.

Zona Oeste

Como no último levantamento divulgado pela Prefeitura, a maior concentração de casos está na Zona Oeste, região próxima a Osasco, na Grande São Paulo. No Jaguaré, foram registrados 387 casos e o índice é de 776,1, considerado alto.

Nos bairros vizinhos Lapa e Rio Pequeno, a taxa de incidência é considerada média. Na Lapa foram 189 casos (índice de 287,5) e no Rio Pequeno foram registrados 172 casos (com taxa de incidência de 145,2).

O balanço aponta ainda que bairros vizinhos a Guarulhos também tiveram aumento de registros expressivo. No Tremembé, na Zona Norte, foram registrados 254 casos (com taxa de incidência de 128,8). Na Vila Jacuí, Zona Leste, foram 122 registros com índice de 85,7 casos a cada 100 mil habitantes.

Outros distritos da cidade também estão com uma taxa de incidência maior que a média: Carrão, na Zona Leste, está com um índice de 82,9. Santo Amaro, na Zona Sul está com 64,3 casos por 100 mil habitantes.

O secretário da Saúde do município de São Paulo, José de Filippi Júnior, afirmou na terça-feira (15), que a Prefeitura quer"estancar"a dengue na cidade em duas semanas. Segundo Filippi Júnior, a dengue está sob controle na cidade e concentrada em apenas três distritos da Zona Oeste: Jaguaré, Vila Leopoldina e Lapa.

A secretaria confirmou na segunda-feira (7) a primeira morte deste ano provocada por dengue na cidade. A vítima foi uma criança de seis anos. Quando levada ao Pronto-Socorro Municipal João Catarin Mezomo (Lapa), no dia 31 de março, a criança já apresentava os sintomas da doença havia cinco dias. Ela morreu 24 horas depois de ser internada.

Fonte: http://g1.globo.com/são-paulo/noticia/2014/04/capital-paulista-tem-66-de-aumento-nos-registros-de-de...

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/capital-paulista-tem-66-de-aumento-nos-registros-de-dengue-neste-ano/116648241
Fale agora com um advogado online