jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Capitalização de Juros - Necessidade de previsão contratual expressa

Publicado por Felipe Holanda
há 7 anos
8
0
0
Salvar

De acordo com o Informativo 599 do STJ, somente é permitida a cobrança de juros capitalizados nos contratos de mútuo quando houver expressa pactuação.

Desta forma, a capitalização de juros, seja qual for sua periodicidade (anual, semestral ou mensal) somente será considerada válida se estiver expressamente pactuada no contrato.

No caso analisado pela 3ª Turma do STJ, no REsp 1.388.972-SC, embora art. 591 do Código Civil permita a capitalização anual, a sua aplicação não é automática, de modo que não possível a incidência da capitalização sem previsão contratual.

  • Publicações9
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações302
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/capitalizacao-de-juros-necessidade-de-previsao-contratual-expressa/488868869
Fale agora com um advogado online