Carteira de Trabalho Digital. Por que tantos erros?
Veja a causas desses erros e como resolvê-los
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. Muitos trabalhadores e empregadores têm se queixado por motivos de erros de anotação da CTPS digital.
Primeiramente, é importante falar que a CTPS digital é nova. Foi implementada em de 2017, mas somente em setembro de 2019 foi oficialmente divulgada para o uso. Por isso ser novo, ainda existe muita inconsistência.
Basicamente, esses erros se dão por conta do cruzamento de dados nas anotações mais antigas. Nas anotações antes de setembro de 2019 serão mais comuns de ocorrer inconsistências, justamente pelo cruzamento de dados entre os sistemas usados para averiguação das informações. Muitas vezes esses dados não batem com o que está registrado no papel e daí ocorrem essas inconsistências.
Os erros anteriores a setembro de 2019 serão corrigidos automaticamente. Os erros após setembro de 2019 devem ser corrigidos pelo empregador através do aplicativo do E-Social.
Caso o trabalhador note alguma divergência que não possa esperar para ser corrigida, recomenda-se, para as anotações anteriores a setembro de 2019, o pedido de correção no próprio aplicativo; já em erros nas anotações após setembro de 2019, recomenda-se entrar em contato com o empregador para efetuar as correções.
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