jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Casamento e União Estável - Não existe mais diferença para fins sucessórios

STF e STJ alinharam entendimento de que não se pode fazer diferença entre Casamento e União Estável para fins de herança

Publicado por Alexandre Akabochi
há 7 anos
1
0
0
Salvar


O artigo 1.790 do Código Civil apresenta diferenciação entre a Sucessão em relação ao Companheiro ou Companheira e em relação a quem é Casado, em especial quando se concorre com filhos apenas do Companheiro falecido.

O STF, em maio de 2017, julgou o presente dispositivo legal Inconstitucional através do RE 878694 .

Agora, o STJ, através do REsp 1.332.773, adotou a mesma linha do Supremo Tribunal Federal, igualando-se a União Estável ao Casamento, inclusive para fins sucessórios.

O acórdão ainda não foi publicado, mas merece destaque pela importância do tema e repercussão na seara do Direito das Sucessões.

  • Sobre o autorDireito Empresarial, Trabalhista e Cível
  • Publicações11
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações79
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casamento-e-uniao-estavel-nao-existe-mais-diferenca-para-fins-sucessorios/480481317
Fale agora com um advogado online