jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Casamento nuncupativo

Publicado por Espaço Vital
há 14 anos
0
0
0
Salvar

Por Heloisa Pires,

advogada (OAB-RS nº 9199)

De repercussão a matéria deste saite, ontem (08) sobre o colega advogado que, infaustamente, faleceu a caminho do altar. Faço um comentário sobre a agilidade que a noiva poderia ter tido para preservar a vontade do finado noivo: a confirmação judicial do - bastante raro - casamento nuncupativo.

Tenho notado que ninguém percebe que isso pode ser real. Seria possível agir da seguinte forma:

1. Protocolar petição.

2. Dentro de dez dias o juiz ouvirá seis testemunhas que presenciaram o "de cujus" ter, pelo menos, expressado a vontade de casar com a namorada.

3. Convencido, o magistrado mandará averbar o casamento nuncupativo no registro de nascimento da moça.

Por meio do escorreito Espaço Vital, interessante tornar público o art. 1.541, do Código Civil, combinado com a Lei nº 6.015/73, dos Registros Públicos, art. 70, para que as pessoas tomem conhecimento da existência dessa espécie de matrimônio.

Sinto que o abalo pelo infausto acontecimento acabe por transtornar a todos os enlutados, deixando precluir o prazo para dar um desfecho que era desejado pelo noivo pranteado.

O prazo de dez dias começou anteontem (08).

E-mail - dra.helopires@hotmail.com

  • Publicações23538
  • Seguidores516
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações84
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casamento-nuncupativo/2083111
Fale agora com um advogado online