jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

CCJ aprova pena para abandono de companheiro incapaz

Publicado por Câmara dos Deputados
há 11 anos
5
3
2
Salvar

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco proposta que aumenta a pena prevista no Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) para o crime de abandono de incapaz quando o agente for companheiro da vítima. A medida está no Projeto de Lei 5110/13, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN).

Hoje, o Código Penal já estabelece pena maior quando o condenado for ascendente, descendente, cônjuge, irmão, tutor ou curador da vítima. Nesses casos, a pena que pode chegar a 12 anos de reclusão se a vítima morrer é ampliada em um terço. A proposta inclui o companheiro nessa lista.

A relatora, deputada Iriny Lopes (PT-ES), defendeu a medida: Com efeito, o companheiro há de ser equiparado ao cônjuge, a fim de que, quando agente do crime de abandono de incapaz, veja sua pena aumentada.

Tramitação

O texto segue para votação em Plenário.

Agência Câmara de Notícias

  • Publicações97724
  • Seguidores268409
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2481
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-aprova-pena-para-abandono-de-companheiro-incapaz/100657761
Fale agora com um advogado online