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3 de Maio de 2024

CENTRAL DE CONCILIAÇÃO DE CAMPINAS ATENDE MAIS DE 3.800 PESSOAS NOS PRIMEIROS NOVE MESES DO ANO

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População aprova serviço prestado pela Justiça Federal na cidade

A Central de Conciliação de Campinas (Cecon), coordenada pelo juiz federal Raul Mariano Júnior, prestou atendimento, de janeiro a setembro de 2013, a 3.806 pessoas. Das 1.735 sessões realizadas no período, 799 terminaram com acordo entre as partes, movimentando mais de R$ 13 milhões. As audiências envolveram processos já em tramitação no Judiciário, assim como tentativas de conciliação em litígios anteriores à fase processual sobre desapropriações, benefícios previdenciários concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), execução fiscal, Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e anuidades de conselhos regionais de classe, entre outras matérias.

As atividades da Cecon-Campinas tiveram início em 2010, ainda no formato de mutirões e com estrutura pequena. De acordo com o juiz federal Valter Antoniassi Maccarone, adjunto da Cecon-Campinas, o trabalho ganhou corpo e ritmo mais acelerado em 2011, passando a funcionar diariamente. Este ritmo de crescimento demonstra que o novo modelo de solução de conflitos sociais veio para ficar. Esta forma de pacificação social, com a participação direta dos envolvidos, aliada à celeridade e ao bom desempenho do trabalho quanto a excelência no atendimento, contando ainda com o imprescindível apoio do Gabinete da Conciliação, reflete o resultado apresentado no ano de 2013, declara o magistrado.

No mês de agosto de 2013, a Cecon-Campinas inaugurou o Setor de Atendimento ao Cidadão com o objetivo de prestar orientações gerais e esclarecer dúvidas sobre os pedidos de conciliação para a solução de litígios. Nos dois primeiros meses de funcionamento, o setor já realizou 50 atendimentos.

A Cecon-Campinas participará da Semana Nacional de Conciliação, evento promovido pelos Tribunais em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O trabalho do setor será intensificado de 2 a 6 de dezembro quando serão realizadas 300 sessões de conciliação. As atividades serão voltadas para a solução de processos judiciais envolvendo a Caixa Econômica Federal, como Sistema Financeiro Habitacional, contratos comerciais, indenizatórias e outros.

Pesquisa de Satisfação

A Justiça Federal de Campinas realizou recentemente uma pesquisa para avaliar o grau de satisfação dos cidadãos em relação ao serviço prestado pela Cecon na cidade. Os índices de satisfação no atendimento foram expressivos. Nas 1.293 pesquisas respondidas, 100% dos entrevistados aprovaram o atendimento na recepção e o auxílio dos conciliadores; 93% destacaram a pontualidade das sessões; 95% afirmaram ter compreendido o objetivo da conciliação; 92% declararam que o procedimento ajudará na solução de problemas futuros e o mesmo índice de participantes da pesquisa destacou que não se sentiu pressionado a fazer o acordo.

Assessoria de Comunicação

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