jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Cinco dias para empresas que não recolheram o ICMS regularizar situação

0
0
0
Salvar

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) iniciou nesta segunda-feira (09), o processo de intimação de 649 empresas para recolher o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), declarado em dezembro de 2014, e não recolhido até o momento. O valor total chega a R$ 45,6 milhões.

Após a intimação, feita por meio de uma notificação de débito, o prazo máximo para o pagamento, com multa de 10%, é de cinco dias. Depois desse período, a multa chega a 40%. A intimação será via postal e o DUA deverá ser impresso por meio do site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br).

Se o pagamento não for realizado, a dívida será protestada em cartório e executada judicialmente. De acordo com a subsecretaria da Receita, as empresas que insistirem neste procedimento serão submetidas ao Regime Especial de Fiscalização, que consiste na apuração do imposto diário e recolhimento antecipado do ICMS.

Inadimplência

O setor que mais concentra inadimplência com relação ao ICMS é o industrial, com 40% do total. Os demais segmentos inadimplentes estão entre comércio, transportes, entre outros.

ICMS

O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) está embutido no preço das mercadorias, portanto, quando o consumidor adquire qualquer produto, o imposto é pago à empresa que comercializa a mercadoria, que repassa o ICMS ao Estado. Além disso, todos os tributos envolvidos na mercadoria já estão listados na nota fiscal.

Informações à Imprensa

Mayara Alvarenga

Assessora de Comunicação da Sefaz

mayara.santos@sefaz.es.gov.br

3347-5128 / 99746-9479

  • Publicações845
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações61
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cinco-dias-para-empresas-que-nao-recolheram-o-icms-regularizar-situacao/166701104
Fale agora com um advogado online