jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Civis e militares recebem Medalha Regente Feijó no Palácio da Justiça

há 10 anos
1
0
0
Salvar

A Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo (APMTJ) promoveu hoje (29), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, solenidade de entrega da Medalha Regente Feijó. Ao todo, 40 pessoas foram condecoradas.

A honraria foi instituída pelo Decreto nº 47.585/03, para homenagear civis e militares, instituições públicas e privadas, que tenham colaborado com os trabalhos da Polícia Militar em apoio ao Judiciário paulista.

O chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP e presidente da Comissão de Outorga da Medalha Regente Feijó, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana, leu nota de boletim interno alusivo à solenidade. “Hoje é um dia de alegria, de reconhecimento e agradecimentos. Gostaria de agradecer a todos pelo brilhante trabalho desempenhado aqui nesta assessoria. Agradeço também às ilustres autoridades que nos apoiam em nossas missões. Colaboradores irrestritos e entusiastas dos princípios que norteiam a existência de nossa instituição. Sem sombra de dúvidas, e me refiro a todos os senhores, é prazeroso aprender e servir suas ideias. O maior legado que o Padre Feijó deixou foi a humidade, a firmeza e a sobriedade no trato da coisa pública. Peço aos agraciados que mantenha esse gigante brasileiro vivo em suas memórias.”

O professor e deputado federal Gabriel Chalita disse que se sentia envaidecido e até constrangido ao falar em nome de autoridades que fazem tanto por São Paulo e pelo Brasil. “Não é fácil o ofício do policial militar, não é fácil colocar sua vida em defesa de outras vidas. Como diz o poeta Paulo Bomfim, têm um tema para viver. E quando eu tenho um tema, a minha vida ganha significado. Isso é ser responsável com a vida. Nós, agraciados, temos uma responsabilidade a mais. Honrar essa medalha que recebemos, essa linda honraria, para fazermos parte desse exército do bem, das pessoas que tem um tema para viver”, declarou.

Em discurso, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, afirmou que a solenidade é repleta de significação para o Poder Judiciário de São Paulo, pois é a primeira que resulta de iniciativa do coronel Washington Pestana, recentemente promovido ao mais elevado posto da milícia, por seus merecimentos. “Essa é a oportunidade de reverenciar nosso zeloso chefe da Assessoria Policial Militar e homenageá-lo em público”, disse. Renato Nalini também enfatizou que o coronel escolheu muito bem os homenageados da manhã. “Mediu-os com a regra das qualidades humanas, não com a régua da tática das homenagens. Não são cargos os que estão sendo condecorados. São seres humanos, pessoas que centraram suas vidas em princípios. E os princípios são mais importantes que as posições, acessórios fúteis para exercício da vaidade humana. A Medalha Regente Feijó está no seio de seres humanos heterogêneos, irrepetíveis, e é isso que a valoriza mais do que uma recompensa material. Pois nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual. Somo seres espirituais tendo uma experiência humana. A experiência humana desta manhã, para todos nós, será um átimo gratificante na memória afetiva de cada um de nós”, concluiu.

Também compuseram a mesa de abertura da solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; o deputado federal Gabriel Chalita; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça Deborah Ciocci; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro; os presidentes das Seções de Direito Privado, Público e Criminal do TJSP, desembargadores Artur Marques da Silva Filho, Ricardo Mair Anafe e Geraldo Francisco Pinheiro Franco, respectivamente; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Paulo Adib Casseb, e o comandante-geral interino da Polícia Militar paulista, coronel PM Leonidas Pantaleão de Santana.

A solenidade também foi prestigiada pelo decano do TJSP, desembargador Sérgio Jacintho Guerrieri Rezende; o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM); o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Magistrados de São Paulo (Magiscred), desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o coronel PM Marco Antonio da Costa, representando o Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude; o comandante de policiamento da capital, coronel PM Glauco Silva de Carvalho; o presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça; o presidente do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, professor e advogado tributarista Ives Gandra da Silva Martins; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; desembargadores, juízes, autoridades civis e militares e familiares dos agraciados.

Confira a lista dos agraciados com a Medalha Regente Feijó:


José Renato Nalini
Presidente do TJSP

Eros Piceli

Vice-presidente do TJSP

Hamilton Elliot Akel

Corregedor-geral da Justiça

Gabriel Benedito Isaac Chalita

Deputado federal e professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Antônio Carlos Mathias Coltro

Presidente do TRE-SP

James Alberto Siano

Desembargador do TJSP

Alexandre Alves Lazzarini

Desembargador do TJSP

Deborah Ciocci

Conselheira do Conselho Nacional de Justiça

Sílvio Hiroshi Oyama

Juiz do Tribunal de Justiça Militar

Kleber Leyser de Aquino

Juiz assessor de Segurança Pública do TJSP

Adalberto Denser de Sá Júnior

Promotor de Justiça do Tribunal de Justiça Militar

Antonio Penteado Mendonça

Presidente da Academia Paulista de Letras

Ives Gandra da Silva Martins

Professor e advogado tributarista

Juarez Francisco Neto

Assessor especial da Presidência do TJSP

Glauco Silva de Carvalho

Comandante do Policiamento da capital

Francisco Batista Leopoldo Júnior

Comandante do Policiamento da região de Presidente Prudente

Celso Luiz Pinheiro

Comandante do Policiamento da área central da capital

Vladimir Reis da Silva

Major PM

Hélio Patrício Júnior

Capitão PM

Eduardo Mosna Xavier

Capitão PM

Aline Cassola Soler Júnior

1º Tenente PM

Tiago de Andrade Sales

1º Tenente PM

Cristiano Roberto Tonon

Aluno do Curso Superior de Tecnólogo em Administração Policial Militar

Luiz Lima Pereira

Subtenente PM

Edson Donizete Ramos

1º Sargento PM

José Paula de Lavra

1º Sargento PM

Francisco Araújo de Oliveira Júnior

2º Sargento PM

Sandra Regina Yoki

3º Sargento PM

Jacks Adriani Matarazzo

Cabo PM

Paulo Paulino da Paixão

Cabo PM

Paulo César Pereira da Silva

Cabo PM

Adilson Reis Pereira

Cabo PM

José Carlos Teixeira Moreira

Cabo PM

Jerfson Virgulino da Silva

Cabo PM

Antônio Nunes Rodrigues

Cabo PM

Enoque Amâncio do Carmo

Cabo PM

Denise Ramos Egnácio Stefanuto

Cabo PM

Graziela Romão

Cabo PM

Elaine Aparecida das Dores Silva

Soldado PM

Fábio Ataíde Barbosa

Soldado PM


Confira mais fotos no flickr.


Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD e RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

  • Publicações15979
  • Seguidores3706
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações443
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/civis-e-militares-recebem-medalha-regente-feijo-no-palacio-da-justica/148604917
Fale agora com um advogado online