jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Cláusula penal em contrato de honorários

Veja o entendimento do STJ quanto à impossibilidade de cláusula penal em contrato de honorários advocatícios.

Publicado por Leonardo Magalhães
há 7 anos
1
0
0
Salvar

Você sabia que o STJ no REsp 1.346.171-PR, de relatoria do Ministro Luis Felipe Salomão, firmou entendimento no sentido de não ser possível a estipulação de cláusula penal no contrato de honorários advocatícios, no que tange a sua revogação ou renúncia?

Vejamos:

TEMA Cláusula penal em contrato de prestação de serviços advocatícios. Rescisão unilateral. Direito potestativo do cliente e do advogado. Direito de revogação sem ônus para os contratantes.

DESTAQUE

Não é possível a estipulação de multa no contrato de honorários para as hipóteses de renúncia ou revogação unilateral do mandato do advogado, independentemente de motivação, respeitado o direito de recebimento dos honorários proporcionais ao serviço prestado.

Lembre-se, o contrato de honorários firmado entre advogado e cliente tem natureza personalíssima. A cláusula penal só poderá ser fixada em casos de inadimplemento contratual (mora) nunca quando se tratar de renúncia ou revogação.

  • Publicações2
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações571
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/clausula-penal-em-contrato-de-honorarios/432340266
Fale agora com um advogado online