jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

CNBB defende redução da jornada de trabalho

Publicado por OAB - Rio de Janeiro
há 15 anos
0
0
0
Salvar

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou ontem, durante a 47 Assembleia Geral da entidade, realizada em Indaiatuba (SP), uma mensagem oficial para o Dia do Trabalho - que acontece amanhã.

No documento, a entidade afirma que a "queda nos juros" e a "redução de jornada de trabalho sem redução dos salários" estão entre "as aspirações do povo trabalhador" no país.

"As aspirações do povo trabalhador, por meio de suas organizações, indicam caminhos para a consolidação dos direitos, tais como: não às demissões, valorização das aposentadorias, queda nos juros e redução de jornada de trabalho se redução dos salários", diz trecho do texto.

Outros pontos citados como"aspirações do povo"são"a reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar e agroecológica e combate ao trabalho escravo e degradante".

No documento, intitulado"Mensagem da CNBB para o Dia do Trabalhador - 1 de Maio", os bispos dizem que a atual crise econômica mundial teve origem em três fatores principais:"sistema neoliberal globalizado, a falta de ética na economia e na regulamentação do mercado, gerando corrupção e especulação".

"A crise financeira e econômica é apenas uma parte da crise mais profunda, que é social, política, cultural, ambiental, ética e espiritual", diz outro trecho do texto.

Os bispos da Conferência afirmam ainda que a situação"corre o risco de ser agravada, caso seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional sobre a Reforma Tributária, do modo como está sendo apresentada"atualmente no Congresso Nacional, em Brasília.

"Ela [a proposta] atingiria o cerne do sistema de seguridade social e reduziria gravemente a proteção de mais de 36 milhões de trabalhadores aposentados e pensionistas", conclui o documento da CNBB.

  • Publicações13410
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações43
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnbb-defende-reducao-da-jornada-de-trabalho/1033895
Fale agora com um advogado online