jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

CNPG integrará comitiva do Ministério da Justiça que irá a Washington negociar com Banco Mundial

0
0
0
Salvar

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) vai integrar a delegação brasileira do Ministério da Justiça que estará, no período de 23 a 25 de janeiro, em Washington D.C., nos Estados Unidos, para a abertura das negociações acerca de parcerias e de linhas de financiamento junto ao Banco Mundial. A convite do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, o representante das procuradorias-gerais de todo o país será o procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, presidente do CNPG. Os Ministérios Públicos estaduais poderão ter acesso a linhas de crédito do Banco Mundial de até um milhão de dólares a fundo perdido para financiamento de projetos e programas de combate ao crime organizado, de acesso à Justiça e de sistemas de governança na área do Judiciário. A previsão é do procurador-geral Oswaldo Trigueiro, que destaca o prestígio dado à Paraíba pelo Ministério da Justiça. "É uma missão internacional de suma importância e a Paraíba está fazendo parte", avalia o procurador-geral, ressaltando ainda a possibilidade "efetiva de captação de recursos". A comitiva, também composta por técnicos, secretários e diretores do Ministério da Justiça, será recebida pela vice-presidente sênior (setor jurídico) do Banco Mundial Anne-Marie Leroy. De nacionalidade francesa, Anne-Marie Leroy foi nomeada vice-presidente sênior e membro do Conselho Geral para o Grupo Banco Mundial (GBM) em março de 2009. Agenda Além de encontros relacionados à cooperação em áreas ligadas à Justiça (mediação, combate ao crime organizado e governança), a delegação brasileira terá um encontro com a subsecretária de Justiça do governo norte-americano, Ignácia Moreno, para a apresentação de propostas de cooperação internacional. Eles ainda participarão de duas conferências, nas áreas de conciliação e mediação, em Maryland. Os brasileiros também serão recebidos pelo representante do Brasil no Banco Mundial, Rogério Studart, que irá expor as formas de captação de recursos da instituição. Por fim, ocorrerá um almoço com o embaixador do Brasil em Washington D.C., Mauro Vieira. O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que fornece empréstimos para países em desenvolvimento em programas de capital. Ele é composto por duas instituições: Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e Associação Internacional de Desenvolvimento (AID). O Grupo Banco Mundial abrange essas duas e mais três: Sociedade Financeira Internacional (SFI), Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (Miga) e Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (Ciadi).

  • Publicações3477
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações40
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnpg-integrara-comitiva-do-ministerio-da-justica-que-ira-a-washington-negociar-com-banco-mundial/100290284
Fale agora com um advogado online