jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Com a alteração no Código Penal pela Lei 12015/09, o crime de atentado violento ao pudor foi abolido? - Viviani Tiemi Oshiro

há 15 anos
1
0
1
Salvar

Não. Apesar do artigo 214 que tratava do crime de atentado violento ao pudor ter sido revogado expressamente, este crime foi inserido no artigo 213 que trata do estupro, ou seja, hoje temos dois tipos penais (o atentado violento ao pudor e o estupro) no mesmo artigo.

Sendo assim, o sujeito passivo do crime de estupro que antes era somente a mulher, passou a ser alguém, ou seja, agora é possível que o homem também seja o sujeito passivo do delito de estupro que com a nova redação basta que esse alguém seja constrangido, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal, praticar ou permitir que com ele se pratique qualquer ato libidinoso. Existe preceito jurisprudencial no sentido de que o conceito de ato libidinoso é muito amplo, podendo ser desde o ato sexual até ações que possam sastisfazer a libido.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876144
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8880
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/com-a-alteracao-no-codigo-penal-pela-lei-12015-09-o-crime-de-atentado-violento-ao-pudor-foi-abolido-viviani-tiemi-oshiro/1967773
Fale agora com um advogado online