jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Comissão da Anistia faz julgamento caso de desaparecidos

Publicado por OAB - Rio de Janeiro
há 12 anos
0
0
0
Salvar

Está marcado para esta sexta-feira, dia 17, às 9h30, o julgamento na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça do processo que envolve o desaparecido político Fernando Santa Cruz, pai do presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz. O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, fará a sustentação oral no processo em nome da família Santa Cruz.

Será um dia emocionante. porque, além do julgamento do processo de meu pai, sou cria da PUC

Felipe Santa Cruz

Presidente da Caarj

O julgamento é um ato simbólico que ocorre durante a 61ª Caravana da Anistia na sede da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio sob a condução do presidente da Comissão, Paulo Abraão.

"Para mim será um dia especialmente emocionante porque, além do julgamento do processo de meu pai, sou cria da PUC. Fiz Direito nessa Universidade, presidi seu centro acadêmico e todos sabemos que a PUC foi um lugar emblemático na resistência contra o regime militar", afirmou Felipe. No final da década de 70, a PUC acolheu vários professores perseguidos e era considerado território livre para as reuniões dos estudantes.

Fernando Santa Cruz desapareceu em fevereiro de 1974 quando Felipe tinha dois anos de idade. Pernambucano, estudante de Direito e militante da Ação Popular (AP), Fernando foi preso pelos órgãos de repressão no Rio de Janeiro e até hoje é considerado um desaparecido político. Sabe-se que foi morto pela repressão, mas seu corpo nunca foi encontrado. Seu nome foi dado ao Centro Acadêmico de Direito da Faculdade Católica de Pernambuco.

Ele é um dos um seis desaparecidos que foram representados por atores consagradores em pequenos filmetes feitos em 2011 para divulgar a Campanha pela Memória e pela Verdade, promovida pela Seccional. Fernando foi interpretado por Osmar Prado.

Mais recentemente, o ex-delegado da Polícia Civil do Espírito Santo, Claudio Guerra, revelou em seu livro, Memórias de uma guerra suja, que o corpo de Fernando Santa Cruz teria sido um dos incinerados por ele em uma usina de açúcar na cidade fluminense de Campos, no ano de 1973.

  • Publicações13410
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-da-anistia-faz-julgamento-caso-de-desaparecidos/100032070
Fale agora com um advogado online