jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Comissão da OAB defende contribuição assistencial e contesta TST

Publicado por Consultor Jurídico
há 7 anos
0
0
0
Salvar

A imposição da contribuição assistencial a todos os membros da categoria, filiados ou não à entidade sindical, é absolutamente regular e legal. Essa é a conclusão do parecer elaborado pelo advogado Ronaldo Tolentino, sócio do escritório Ferraz dos Passos, aprovado pela Comissão de Direito Sindical do Conselho Federal da Ordem dos Advogados Brasil. Ele é também membro da comissão.

O parecer afirma ainda que a contribuição assistencial garante à categoria representada que o seu sindicato trabalhe mais e melhor em prol de melhorias das condições laborais de todos os trabalhadores por meio da negociação coletiva. Também chamada de taxa assistencial, a contribuição, uma vez instituída por acordo ou convenção, é extensiva a toda a categoria representativa, tendo caráter compulsório. É fixada por assembleia da categoria e descontada da folha de pagamento dos empregados e beneficiários.

O documento, que já foi encaminhado ...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10992
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-da-oab-defende-contribuicao-assistencial-e-contesta-tst/416933728
Fale agora com um advogado online