jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Comissão de Constituição e Justiça autoriza recurso contra decisões processuais de juizados especiais

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e será encaminhada ao Senado, a não ser que haja recurso para votação em Plenário.

Publicado por Enviar Soluções
há 5 anos
7
0
3
Salvar


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que admite recursos contra decisões sobre atos processuais nas causas que correm em juizados especiais cíveis. A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e será encaminhada ao Senado, a não ser que haja recurso para votação em Plenário.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) ao Projeto de Lei 1918/15, do deputado Rogério Rosso (PSD-DF). O relator simplificou a redação do projeto original e limitou o recurso apenas às questões que possam prejudicar uma das partes.

Atualmente, de modo geral, não cabe recurso contra as decisões processuais dos juizados especiais, apenas da sentença. O objetivo é simplificar e acelerar o andamento dos processos. Alguns recursos, no entanto, já são admitidos pela jurisprudência e doutrina.

Marcos Rogério disse que as pessoas estão sendo prejudicadas quando não podem recorrer de decisões processuais que podem causar dano, como liminares sobre bens, entre outros. Ele destacou, no entanto, que para o bom andamento dos juizados especiais só se deve autorizar o recurso no caso de danos graves e irreparáveis.

“Autorizar o agravo para todas as decisões interlocutórias seria transferir toda a morosidade do processo comum ao processo perante os Juizados. Somente as decisões interlocutórias que causem grave lesão, e que seja iminente, devem ser amparadas pelo recurso”, argumentou.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-1918/2015

(Fonte: Agência Senado)

________________________________________________

LEIA TAMBÉM:

1) Advogado que gravou sessão de conciliação é condenado por litigância de má-fé

2) STF: Não incide contribuição previdenciária sobre parcelas adicionais

3) Cálculo da aposentadoria: 'Revisão da vida toda' do INSS pode valer para todos

_________________________________________________

KIT JURÍDICO - 14X1 - Restituição do ICMS Energia Elétrica /Revisão da Vida Toda / Família/ Previdenciário / Penal!
Manual Prático de Direito Processual Civil 2018 vem de forma inovadora, objetiva e prática para trazer aos advogados o auxílio necessário para os atuantes da esfera cível!
  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações437
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-constituicao-e-justica-autoriza-recurso-contra-decisoes-processuais-de-juizados-especiais/660352169
Fale agora com um advogado online