jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Comissão rejeita suspensão de decreto que declara fazenda do Tocantins de interesse para a reforma agrária

Publicado por Câmara dos Deputados
há 7 anos
0
0
0
Salvar

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo 369/16, do deputado Gerônimo Goergen (PP-RS), que susta decreto da ex-presidente da República, Dilma Rousseff.

O decreto declarou de interesse social para fins de desapropriação para a reforma agrária a Fazenda Vera Cruz/Primavera, situada no município de Carmolândia, em Tocantins.

Ato declarativo
O relator, deputado Angelim (PT-AC), apresentou parecer contrário ao texto de Goergen. Segundo ele, o Congresso Nacional pode sustar apenas atos normativos que exorbitem o poder regulamentar e não atos declaratórios, como é o caso do decreto editado pela ex-presidente.

“A pretensão de sustar o decreto presidencial não tem sustentação nem na Constituição nem na legislação infraconstitucional. O decreto presidencial tem como escopo declarar de interesse social para fins de reforma agrária a já mencionada propriedade rural. Trata-se, pois, de ato declaratório e não de ato normativo”, afirmou o relator.

29 decretos
No total, Goergen apresentou 29 projetos para sustar decretos de desapropriação para reforma agrária e regularização de territórios quilombolas e terras indígenas, que totalizam 826,6 mil hectares (o equivalente a 8,26 mil quilômetros quadrados).

Tramitação
O PDC ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito. Depois, será votado pelo Plenário.

Íntegra da proposta:
  • PDC-369/2016
Da Redação - NA
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
  • Publicações97724
  • Seguidores268402
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-rejeita-suspensao-de-decreto-que-declara-fazenda-do-tocantins-de-interesse-para-a-reforma-agraria/473857563
Fale agora com um advogado online