jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Comissão sobre cancelamento de refinarias no Nordeste define roteiro de trabalho

Publicado por JurisWay
há 9 anos
0
0
0
Salvar
Foi instalada nesta quarta-feira a comissão externa da Câmara que vai ao Ceará e ao Maranhão para fiscalizar o cancelamento da construção de refinarias da Petrobras nesses estados. A comissão externa vai durar 12 meses e deve se reunir novamente na próxima quarta-feira (11).

A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) foi eleita presidente da comissão. Já o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) foi escolhido relator. Eles pediram a realização de diligências para verificar a situação das obras nos dois estados, além de reuniões com os deputados estaduais, governadores e prefeitos.

Audiências públicas
Os membros da comissão aprovaram ainda a realização de audiência pública com a participação do Ministério de Minas e Energia, de diretores da Petrobras, da Agência Nacional do Petróleo e de lideranças sindicais do Estado.

O relator Raimundo Gomes de Matos questiona a responsabilidade da estatal com os gestores públicos do estado e do município e ainda da iniciativa privada que investiram em estrutura nos municípios para receber as refinarias. O Brasil precisa ter mais unidade de refino. Nós estamos trazendo combustível de outros países. (...) Então, é inconcebível o cancelamento das obras como também o desaquecimento da [refinaria] de Recife.

O relator acrescentou que a comissão externa aprovou requerimentos para ouvir o governo, depois ir ao Maranhão e ao Ceará. A fim de vermos os reais motivos do cancelamento e os impactos nesses municípios.

Importância para o Nordeste
Integrante da comissão, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) alega que a crise da Petrobras não pode afetar os projetos da refinaria e reafirma a importância de complexos industriais na região Nordeste. Nós não queremos que o nosso esforço, a nossa briga de mais de 60 anos por uma refinaria, só por uma crise, seja tirado do plano de governo. Para Lopes, é preciso discutir não só discutir com a Petrobras, mas conversar também futuramente com a presidente da República.

Durante a primeira reunião da comissão, Chico Lopes pediu que os membros não transformassem o assunto em disputa de partidos.
Raimundo Gomes de Matos afirmou que o objetivo da comissão é suprapartidário e que fará esforços junto aos integrantes para que os assuntos do colegiado não se confundam com a CPI da Petrobras.

A construção das refinarias Premium I (em São Gonçalo do Amarante, no Ceará) e Premium II (no município Bacabeira, no Maranhão) foi anunciada ainda no Governo Lula, em 2010.

Em balanço divulgado em janeiro deste ano, a Petrobras anunciou o encerramento das obras, alegando que os empreendimentos não demonstraram atratividade e que não há parceiro econômico para a implantação. Segundo o balanço, houve perda de R$ 2,7 bilhões com o cancelamento das obras.

Reportagem - Emily Almeida
Edição - Regina Céli Assumpção























  • Publicações73364
  • Seguidores792
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações16
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-sobre-cancelamento-de-refinarias-no-nordeste-define-roteiro-de-trabalho/171451329
Fale agora com um advogado online