jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Como se livrar do SCR do Banco Central do Brasil

há 3 anos
21
0
12
Salvar

Como se livrar do SCR do Banco Central do Brasil

Dívidas pessoais, SCR Bacen, SOS Dívidas / Por Emanuel Gonçalves

Você precisa de crédito, mas não sabe como se livrar do SCR do Banco Central? Sair da lista negra dos bancos não é uma tarefa fácil. Porém, se você seguir algumas dicas essenciais conseguirá limpar o seu nome.

Para isso o mais importante é aumentar seu conhecimento em planejamento financeiro. Bem como, entender a fundo sobre a prescrição e negociação de dívidas. Continue a leitura deste artigo para mais informações.

O que é o SCR do Banco Central

O primeiro passo para retirar o seu nome do SCR do Banco Central é entender como essa ferramenta funciona. Assim, o SCR é o Sistema de Informações de Crédito que registra as operações acima de R$ 200,00.

Nesse sentido, sempre que você solicita um empréstimo no seu banco, ou realiza um financiamento. A informação é repassada para o Banco Central.

Da mesma forma, sempre que você atrasa o pagamento das parcelas, ou fica muitos meses sem pagar. O Banco Central é notificado. Assim, o seu nome fica registrado como inadimplente.

O pior é que ainda que você regularize a sua vida financeira, continuará com o nome sujo no SCR. Ainda mais se tiver realizado um acordo com o banco para pagar a dívida.

Pois, todo o valor que os credores oferecem como desconto para os inadimplentes é registrado no SCR como saldo devedor. Que pode ser consultada por outros bancos na hora de liberar crédito.

Esse é um sistema ilegal que usa a burocracia para cansar o consumidor que tenta limpar seu nome. Logo, é importante conhecer os seus direitos para se livrar do SCR do Banco Central.

Como consultar o SCR

Consultar o SCR não é tão complicado. No entanto, interpretar as informações fornecidas no extrato pode ser um grande desafio. O que fere o Código de Defesa do Consumidor.

Visto que você tem o direito de ter fácil acesso às informações registradas no seu nome. Por sua vez, os credores têm a obrigação de registrá-las de uma maneira simples.

Bem como, de esclarecer todas as possíveis dúvidas do consumidor. Diante disso, para acessar suas informações de crédito no SCR do Banco Central siga o passo a passo a seguir:

  • Em primeiro lugar, acesse o site do registrato do Banco Central;
  • Depois disso realize o seu cadastro na plataforma;
  • Escolha entre pessoa física ou jurídica;
  • Abra outra aba no seu navegador e acesse o Internet Banking do seu banco;
  • Depois de se registrar no site do banco central você receberá uma frase de segurança;
  • Valide a frase no Internet Banking e crie sua senha;
  • Feito isso o seu acesso será liberado no registrato;
  • Solicite o extrato com as informações registradas no seu nome.

1- Cheque se você tem dívidas prescritas no seu nome

A primeira coisa que você precisa checar no SCR é se existe alguma dívida prescrita registrada no seu nome. Segundo a legislação, o consumidor não pode ter o crédito comprometido por dívidas prescritas há mais de 5 anos.

Além disso, também é importante checar se você está sendo penalizado por dívidas que já foram pagas. Pois, nesses casos o credor tem a obrigação de remover o seu nome do SCR do Banco Central.

Com essas informações em mãos é importante que você aprenda como se defender das armadilhas burocráticas dos bancos. Pois, eles farão de tudo para te atrapalhar na hora de limpar o nome.

Nesse sentido, é bom investir em cursos e livros sobre negociação de dívidas. Bem como, conhecer o Código de Defesa do Consumidor para colocar em prática os seus direitos.

2- Entre em contato com o banco

Depois de examinar com cuidado o seu registrato é hora de entrar em contato com os bancos. Dessa forma, você deve se preparar para comprovar a irregularidade das dívidas registradas no seu nome.

Basicamente, isso pode ser feito das seguintes formas:

  • Comprovando que as dívidas já prescreveram há mais de 5 anos;
  • Apresentando documentos que comprovem o pagamento total da dívida;
  • Mostrando acordo e o desconto concedido pelo banco para o pagamento da dívida;
  • Entrando com uma ação judicial contra a empresa credora.

Assim, cheque as informações registradas no seu nome pelo SCR do Banco Central o mais rápido possível. Para que você possa preparar a sua defesa e limpar o seu nome de uma vez por todas.

Porém, não se esqueça de se prevenir e compreender a fundo como funciona a indústria das dívidas. Dessa forma, você não correrá o risco de ser enganado pelas armadilhas dos bancos.

http://sosdividas.com.br

  • Sobre o autorConsultor de Dívidas
  • Publicações75
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19653
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-se-livrar-do-scr-do-banco-central-do-brasil/1153173116
Fale agora com um advogado online