jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Compliance nas eleições

há 4 anos
4
0
0
Salvar

🎯 O termo ´´compliance´´ deriva do termo em inglês ´´to Comply´´, que “agir em sintonia com as regras, estar em conformidade”. Assim, didaticamente, ´´compliance´´, pode ser compreendido como estar absolutamente em conformidade com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para a organização. ✅ No caso dos partidos políticos, o compliance se mostra indispensável diante do arcabouço normativo que disciplina o funcionamento dos partidos e o processo eleitoral.

✅ O setor de compliance é aquele que busca assegurar que o partido está cumprindo as normas eleitorais, dentro de todos os aspectos que envolvem o processo eleitoral. ✅O setor de compliance deverá adotar procedimento de constante comunicação com os demais setores envolvidos numa campanha eleitoral: Contábil; Jurídico; Administrativo; Marketing e Comunicação; Núcleo Político. ✅ É importante se atentar que o descumprimento de regras durante o processo eleitoral pode atrair consequências graves para o partido e seus candidatos, sendo comum casos de cassação de registro de candidatura, imputação de crimes eleitorais, cassação de mandatos eletivos e várias outras consequências que acabam se tornando danosas para a imagem do partido e seus candidatos.

#estratégiapolitica

#estrategiaeleitoral

#política

#eleições

#eleições2020

#precampanha

#justicaeleitoral

#direitoeleitoral

#advogadoeleitoral

#complianceeleitoral

  • Sobre o autorAdvogado. Mestre em Administração Pública. Consultor em Compliance e Integridade
  • Publicações69
  • Seguidores101
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações153
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/compliance-nas-eleicoes/856720284
Fale agora com um advogado online