jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Concessão de pensão exige comprovação de dependência econômica

0
0
0
Salvar

Justiça exige que mãe de ex-servidora comprove dependência econômica para concessão de pensão por morte, por se tratar de dependente não presumido. Com essa posição, a juíza da 2ª vara da Fazenda Pública Estadual julgou improcedente ação ordinária que buscava o benefício da pensão por morte para mãe de servidora falecida.

Representando a AGE, os Advogados Autárquicos do Ipsemg, Humberto Gomes Macedo e

Wagner Lima Nascimento Silva expuseram que a Lei Estadual nº 9.380/86 determina que os dependentes não presumidos façam a demonstração da dependência para fazer jus a concessão do benefício. Assim argumentaram não haver comprovação de dependência econômica entre a mãe e a servidora falecida (filha), destacando o resultado da pesquisa sócio-econômica realizada pelo Ipsemg.

Concordando com a AGE, o Magistrada Lilian Maciel Santos, declarou “Os pais, por não estarem enquadrados na hipótese mencionada hão de fazer demonstração da dependência, o que, ante a fundamentação esposada, não se pode vislumbrar na hipótese sub examine. Isso posto, não restando caracterizada a situação de dependência econômica da autora em relação à sua filha, ex-segurada, impõe-se o indeferimento da pensão pleiteada”

  • Publicações1763
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações52
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/concessao-de-pensao-exige-comprovacao-de-dependencia-economica/2142464
Fale agora com um advogado online