jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Conselheiro do CNJ visita vara cível no Fórum Lafayette

há 9 anos
0
0
0
Salvar

Raul Machado Visita teve como objetivo conhecer o método de implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe) em Belo Horizonte

O conselheiro Rubens Curado, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visitou na manhã de hoje, 25 de novembro, a 7ª Vara Cível do Fórum Lafayette. Ele veio conhecer o método de implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe) em Belo Horizonte.

O conselheiro estava acompanhado do presidente do TJ, desembargador Bitencourt Marcondes, do 1º vice-presidente, desembargador Fernando Caldeira Brant, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo, e do superintendente de Tecnologia e Informação do TJ, desembargador Leite Praça. Eles foram recebidos pelo juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Cássio Azevedo Fontenelle, e pelo juiz titular da vara, Ricardo Torres Oliveira.

Durante a visita eles abordaram a transição do processo de papel para o PJe, a convivência entre as duas modalidades de processo em uma vara e a receptividade que o sistema tem tido durante a implantação.

O grupo falou ainda sobre a implantação de uma central de execução de sentenças cíveis, que terá o PJe como suporte e processará todas as execuções originárias das varas cíveis e de fazenda. A implantação retirará cerca de 20% dos processos das varas cíveis, segundo estudos, concentrando-os em um único setor, que executará atos especializados com mais celeridade. Várias classes

processuais, seus respectivos incidentes processuais e ações conexas que tramitam nas varas cíveis de Belo Horizonte já estão sendo distribuídos exclusivamente pelo PJe. O sistema começou a ser implantado em Minas em setembro de 2012 nas varas regionais do Barreiro. Em março deste ano o PJe começou a ser implantado nas varas cíveis de Belo Horizonte e, em junho, passou a ser implantado nas varas da fazenda pública.

Fortalecimento do Judiciário

O conselheiro Rubens Curado participou também do seminário Projeto de diagnóstico e fortalecimento dos Judiciários por meio do Conselho Nacional de Justiça, voltado para magistrados e servidores do TJ. O conselheiro é o coordenador em âmbito nacional desse projeto, que tem como objetivo a melhora da eficiência dos tribunais, buscando uma maior racionalidade na alocação de recursos.

Veja também: TJMG apresenta projeto para aprimorar gestão

Assessoria de Comunicação Institucional Ascom

Fórum Lafayette

3330-2123 ascomfor@tjmg.jus.br

facebook.com/tribunaldejusticaMGoficial

twitter.com/tjmg_oficial

  • Publicações11204
  • Seguidores1707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações132
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselheiro-do-cnj-visita-vara-civel-no-forum-lafayette/153326372
Fale agora com um advogado online