jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024

Conselho Federal presta homenagem a Rui Barbosa, patrono da advocacia

0
0
0
Salvar

Brasília O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) homenageou nesta segunda-feira (11) o 90º aniversário da morte de Rui Barbosa, patrono da advocacia brasileira. A homenagem, proposta pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, foi realizada durante a sessão plenária, com oração do decano do Conselho, Paulo Roberto de Gouvea Medina, conselheiro federal por Minas Gerais, e do presidente da Seccional da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz. Devemos sempre homenagear a nossa história da OAB, afirmou Marcus Vinicius ao conduzir a sessão de homenagem.

Ao destacar a luta de Rui Barbosa pela participação democrática da sociedade nas decisões e ações do Estado, Luiz Viana, convocou os advogados brasileiros a atuar na mesma causa, que segundo destacou, mesmo 90 anos depois da morte do jurista, ainda se mostra atual. Nesse momento da Nação, em que vemos crise ético-política alcançando os três Poderes, precisamos reabilitar o chamado de Rui Barbosa. É preciso republicanizar a República, disse o presidente da Seccional baiana.

Paulo Medina citou a trajetória de Rui Barbosa na advocacia brasileira e na história política do País, lembrando, inclusive, da candidatura do jurista à Presidência da República. É este grande Rui, que por todos os títulos é o patrono dos advogados brasileiros, é esse advogado vitorioso, que ainda muito mais teria feito na advocacia, como dizia ele, se não fossem as exigências da política que o absorviam, é essa figura da nossa história que nós hoje reverenciamos e que nós haveremos de tomar sempre como o grande luzeiro das nossas caminhadas em prol do Direito, da liberdade e da Justiça, afirmou Medina, muito aplaudido pelo Pleno do Conselho.

Rui Barbosa nasceu em Salvador, em 5 de novembro de 1849, e faleceu em Petrópolis, no dia 1º de março de 1923. Além de jurista e político, foi diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador. É considerado um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, um dos organizadores da República e coautor da Constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Rui Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.

Como delegado do Brasil na II Conferência da Paz, em Haia (1907), notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos estados. Sua atuação nessa conferência lhe rendeu o apelido de O Águia de Haia. Teve papel decisivo na entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial. Já no final de sua vida, foi indicado para ser juiz da Corte Internacional de Haia, um cargo de enorme prestígio, que recusou.

  • Publicações19278
  • Seguidores264458
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1712
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-federal-presta-homenagem-a-rui-barbosa-patrono-da-advocacia/100388322
Fale agora com um advogado online