jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Conselho Nacional do Ministério Publico instaura processo para investigar gravações ilegais no Presídio Federal

há 14 anos
0
0
0
Salvar

O Conselho Nacional do Ministério Público instaurou processo para investigar as denúncias de gravações ilegais de áudio e vídeo no Presídio Federal de Campo Grande. Segundo a denúncia, até mesmo a visita íntima dos presos estaria sendo gravada. A decisão foi tomada pelo conselheiro Almino Afonso Fernandes, em atendimento à solicitação do presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, por meio de notificação encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Nacional do Ministério Público no dia 22 de janeiro, solicitando providências em relação às denúncias.

Em seu despacho, o conselheiro relator do processo considera que os fatos constantes das supostas irregularidades “são gravíssimos, e nos fazem relembrar episódios tristes da história recente do Brasil, em que liberdades públicas eram sumariamente afastadas pelos ditadores detentores do poder. Subtraindo-se a inviolabilidade e as prerrogativas dos advogados, sucumbe todo o Estado Democrático de Direito”, afirma Fernandes.

A OAB espera que os fatos sejam esclarecidos, com a apuração das responsabilidades, "de modo que as prerrogativas dos advogados e a intimidade das pessoas sejam resguardadas", afirmou o presidente.

  • Publicações13065
  • Seguidores101
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-nacional-do-ministerio-publico-instaura-processo-para-investigar-gravacoes-ilegais-no-presidio-federal/2126434
Fale agora com um advogado online