jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Contrato de empreitada não gera responsabilidade solidária

0
0
0
Salvar

Ação de indenização por acidente de trabalho é de responsabilidade única da construtora contratada, por empreitada, para a realização de obra. Com essa posição, a Advocacia-Geral do Estado (AGE) conseguiu junto à 19ª Vara do Trabalho a exclusão do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (DEOP) em Ação Trabalhista nº 01111-2009-019-03-00-8 que pedia indenização por dano moral e pensão mensal em decorrência de morte em reforma realizada em uma delegacia fiscal.

Representando o Deop, a procuradora do Estado Aline Guimarães Furlan requereu a aplicação da Orientação Jurisprudencial nº 191 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que afasta a responsabilidade solidária ou subsidiária do dono da obra em contrato da empreitada.

Aplicando ao caso a Orientação Jurisprudencial citada pela procuradora, o magistrado condenou a empreiteira ao pagamento de indenização de danos morais e pensão alimentícia, excluindo o Deop da obrigação. “Os contratos celebrados entre os reclamados e seus aditamentos sempre tiveram por objeto a realização de obras de reforma nas dependências do 2º reclamado (fls. 412/437). O 2º reclamado era, portanto, dono da obra, aplicando-se à hipótese o disposto na OJ 191/TST”, declarou.

  • Publicações1763
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-empreitada-nao-gera-responsabilidade-solidaria/2026532
Fale agora com um advogado online