jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Cooperativa médica condenada a pagar a colocação de stent

Publicado por Correio Forense
há 15 anos
0
0
0
Salvar

Uma cooperativa médica de Belo Horizonte foi condenada pela 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais a cobrir uma cirurgia coronariana com colocação de stent, realizada em um aposentado, e ainda indenizá-lo por danos morais, pela recusa da cobertura.

Em janeiro de 2004, o aposentado teve que ser internado, em caráter de urgência, em um hospital da capital, para uma intervenção cirúrgica (angioplastia) com colocação de stent - peça cirúrgica que auxilia nas funções do coração.

Quando procurada para arcar com os gastos da cirurgia, a cooperativa se negou a cumprir com as obrigações contratuais referentes ao custo do stent. O restante dos procedimentos (despesas hospitalares, cirurgia, tratamento, medicamentos e exames) seria pago pela empresa. A alegação era de que o stent é uma prótese, e o serviço contratado pelo aposentado não cobria aquele tipo de cirurgia que utilizasse prótese, e que já havia sido feito um convite ao aposentado, quando houve um processo de regulamentação dos planos de saúde, para melhorar a cobertura do plano.

A cooperativa justificou ainda que a restrição ao pagamento do equipamento não foi abusiva, porém, o desembargador Francisco Kupidlowski (relator), destacou em seu voto que, se a cooperativa concorda com a cobertura dos procedimentos médicos, cirurgia, internação, medicamentos e exames, a negativa ao pagamento do stent é abusiva e desumana, pois de nada valem os outros benefícios se o equipamento não for liberado.

Os desembargadores Hilda Teixeira da Costa (revisor) e Fábio Maia Viani (vogal), acompanharam o voto do relator e atenderam ao pedido do aposentado para que a empresa pagasse o tratamento e fixaram o valor da indenização por danos morais em R$ 4.000,00.

Processo: 1.0024.04.258259-3/001

A Justiça do Direito Online

TJMG

  • Publicações23551
  • Seguidores639
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações139
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cooperativa-medica-condenada-a-pagar-a-colocacao-de-stent/668394
Fale agora com um advogado online