jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Copa dos advogados - Felipe Santa Cruz

Publicado por OAB - Rio de Janeiro
há 10 anos
3
0
3
Salvar

Depois de um hiato de 15 anos, o Rio de Janeiro irá sediar a 22ª Conferência Nacional dos Advogados, em 2014. Considerado a "Copa do Mundo da advocacia", o evento acontece entre os dias 20 e 23 de outubro, no Riocentro, e já apresenta números sólidos: recorde de 13 mil inscrições (a meta é chegar aos 20 mil), 40 painéis e 180 palestrantes nacionais e internacionais.

A expectativa é ser o maior da história das conferências. Significativo, portanto, que aconteça no mesmo ano em que esporte (Mundial da Fifa) e cidadania (movimentos populares e eleições) despertam a atenção de todo o país.

Democracia em pauta

Com o tema "Constituição democrática e a efetivação de direitos", a 22ª Conferência vai debater melhorias para o Brasil por meio da evolução da Democracia. Palestrantes de renome estão confirmados, como o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o ministro do STF Luís Roberto Barroso; o professor de Direito Administrativo e Direito Fiscal da Universidade de Coimbra, José Canalta Nabais, entre muitos outros.

Como diz o lema do evento, não há melhor oportunidade para o advogado ser o protagonista da história. Mais informações no site www.conferencia.oab.org.br.

Rede de atendimento

Neste mês, a OAB/RJ inaugurou a nova sede da subseção da Pavuna, na Zona Norte do Rio, com instalações que contam com auditório, central de peticionamento e escritório compartilhado. Criada em julho de 2011, a OAB da Pavuna funcionava, até então, em uma sala pequena no Fórum Regional.

Essa conquista mostra que a entidade está organizada e trabalhando em direção aos interesses da categoria. Afinal, a nova unidade forma uma rede composta por 200 pontos de atendimento em todo o Estado, entre salas instaladas na Justiça do Trabalho e na Justiça Federal, subseções da Ordem (62 no total) e da própria sede da entidade, na Avenida Marechal Câmara.

Interior em alta

A inauguração faz parte do programa de melhorias que a atual gestão da OAB/RJ vem implantando no interior para aprimorar o atendimento aos nossos advogados. É ainda uma das ações resultantes da visita da presidência da Ordem a cada uma das 62 subseções no primeiro trimestre do ano.

Sem burocracia

Acolhendo solicitação da OAB/RJ, a Corregedoria-Geral da Justiça Federal autorizou que advogados levantem mandados de pagamento apenas com a procuração inicial do processo, desde que com poderes para receber e dar quitação. A medida foi considerada uma vitória para a Comissão de Defesa dos Credores Públicos - Precatórios da OAB/RJ. A medida era necessária para reduzir a enorme burocracia da liberação de recursos.

O conteúdo e as opiniões apresentadas nesta coluna sáo de inteira responsabilidade do titular.

Coluna publicada no jornal O Fluminense.

Felipe Santa Cruz é presidente da OAB/RJ.

  • Publicações13410
  • Seguidores221
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações462
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/copa-dos-advogados-felipe-santa-cruz/124653450
Fale agora com um advogado online