jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Corpo de Bombeiros recebe homenagem na AL

0
0
0
Salvar

A importância do Corpo de Bombeiros para a população de Mato Grosso foi ressaltada hoje (17), durante a entrega de moções de aplausos aos membros da corporação, pelo deputado Sebastião Rezende (PR). O parlamentar é autor da iniciativa, que teve como objetivo homenagear os militares diante da semana comemorativa dos 48 anos de fundação CBMT. Trata-se de uma data importante para todos os mato-grossenses que têm nessa categoria a segurança de prevenção de acidentes a o salvamento de vidas em casos trágicos, como incêndios, acidentes de trânsito, queimadas, entre outras atividades exercidas na instituição, justificou o deputado.

De acordo com Sebastião Rezende, a solenidade serviu para ressaltar a relevância dos serviços prestados pela classe, que foi criada dentro da Policia Militar em 19 de agosto de 1964 pela lei estadual nº 2.184/64. Até hoje, a categoria continua gozando do respeito da sociedade. O Corpo de Bombeiros é orgulho para todos nós, disse o parlamentar.

Segundo ele, a atividade dos militares no dia a dia das cidades não pode ser questionada, pois ela tem sido incontestável junto à população. As ações variam da extinção do fogo até salvamentos e resgates de pessoas e animais.

Segundo o comandante-geral da instituição, coronel Aderson Barbosa, a corporação também faz o trabalho de prevenção, evitando acidentes e afogamentos, dando palestras informativas em escolas públicas e/ou particulares, a fim de que jovens e crianças sejam mais responsáveis com suas atitudes do cotidiano. Somos uma instituição a serviço da população. Temos a missão de servir sempre com ações preventivas e midiáticas no caso de sinistros, disse Aderson.

Ele aproveitou para elogiar a iniciativa de Sebastião Rezende por entender que esse tipo de atitude demonstra o reconhecimento do Estado em relação aos serviços prestados pelos bombeiros de Mato Grosso. Essa atitude engrandece a corporação e reforça nosso espírito de luta pela qualidade de vida da população, esclareceu Barbosa.

Também é competência do Corpo de Bombeiros é a fiscalização de eventos, shows, obras e empresas, a fim de evitar acidentes e verificar a adequação dos extintores de incêndio necessários nestes locais.

História - Em fevereiro de 1967, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso passou a funcionar operacionalmente a Companhia Independente do Corpo de Bombeiros da PMMT com o quadro efetivo de 42 homens e tendo como comandante o então 2º tenente PM Amilton Sá Corrêa. Em 1994, no dia 28 de outubro, através de Lei Complementar, que dispôs sobre a organização básica do Corpo de Bombeiros, a corporação foi contemplada com a sua emancipação da Polícia Militar.

A partir daí o CBPM/MT se tornou o CBM/MT e passou a ter autonomia administrativa e financeira, subordinado hierarquicamente, ao governador e vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Mais Informações:

Secretaria de Comunicação da AL

(65) 3313- 6310/6283

  • Publicações16104
  • Seguidores21
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corpo-de-bombeiros-recebe-homenagem-na-al/100033634
Fale agora com um advogado online