jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

CORREGEDOR REVOGA PORTARIA DO JUÍZO DA 41ª ZONA ELEITORAL DE LONDRINA

0
0
0
Salvar

O Corregedor Regional Eleitoral, Des. Rogério Coelho, revogou nesta terça-feira, 12, a Portaria nº 02/2012, do Juízo da 41ª Zona Eleitoral de Londrina, que determinava a divulgação dos nomes e CPF/CNPJ dos doadores, bem como os valores doados aos candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador na página da Justiça Eleitoral.

A Portaria afastava o direito ao “sigilo” dos nomes dos doadores nas prestações de contas da campanha previsto implicitamente pelo artigo 28, § 4º, da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleicoes) por considerar que este dispositivo teria sido revogado tacitamente pela Lei nº 12.527/2001 (Lei de Acesso a Informacao).

A decisão administrativa considerou que houve a violação do princípio constitucional da competência, haja vista que o Juízo Eleitoral não possui competência constitucional para legislar sobre matéria eleitoral, o que é privativo da União.

Ainda considerou que, ao impor a impossibilidade de obtenção de quitação eleitoral pelo período do mandato em disputa no artigo 3º, o magistrado acabou por criar causa indireta de inelegibilidade, o que implica na ilegalidade do dispositivo.

  • Publicações1291
  • Seguidores284531
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/corregedor-revoga-portaria-do-juizo-da-41-zona-eleitoral-de-londrina/3149528
Fale agora com um advogado online