jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024

Cota para negros em concurso público divide opiniões

Publicado por A TARDE On Line
há 10 anos
17
4
51
Salvar

A proposta de reservar 20% das vagas em concursos públicos federais para negros - enviada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional há cerca de duas semanas, no mês da Consciência Negra - vem dividindo opiniões e promovendo o debate entre especialistas em educação e concurso público.

De um modo geral, segundo eles, a medida, ao passo que "corrige injustiças sociais históricas", contém uma série de "imperfeições" e pode resultar em ainda mais "exceção".

O projeto do Executivo federal vai tramitar em regime de urgência, com 90 dias para votação na Câmara e Senado.

De acordo com o advogado da União, professor e autor de do livro Concurso Público: Estratégias e Atitudes, Waldir Santos, estados como Paraná (reserva 10% das vagas), Mato Grosso do Sul (10%), Rio de Janeiro (20%) e Rio Grande do Sul (15%) - além da capital capixaba - já adotam tal prática.

Em Salvador, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), "um grupo (de trabalho) foi instituído...

Ver notícia na íntegra em A TARDE On Line

  • Publicações6646
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações244
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cota-para-negros-em-concurso-publico-divide-opinioes/112142197
Fale agora com um advogado online