jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Crime hediondo para homicídio de Líderes Religiosos é o correto a fazer?

há 5 anos
8
1
10
Salvar

A proposta não é de hoje, foi, "lamentavelmente" apresentada em março de 2016 pelo então Deputado Federal Victório Galli Filho do PSL-MT - Professor de Teologia (Faculdade Evangélica Cantares de Salomão). O tempo passou, a proposta seguiu a passos lentos, mas agora retorna com força pelas mãos do atual Deputado/Pastor Eurico, do Patriota de Pernambuco.

LEGISLANDO EM CAUSA PRÓPRIA

Todos sabem que o Deputado Federal é um representante do povo, enquanto os Senadores são representantes dos Estados; sendo dessa forma o Deputado eleito por você deveria apresentar projetos que tivessem relação com toda a população, 'em especial', e como é lógico, a do seu Estado, do Estado que o elegeu - entretanto, vemos que não é assim; após eleitos fazem o que bem entendem, inclusive legislar em causa própria - dos próprios projetos, ou de projetos que beneficie pessoas que estão envoltas ao seu projeto próprio de vida!

Mesmo não sendo Pastor, o Deputado que criou o Projeto, o citado acima, o do PSL-MT, tem um 'que de religião', pois é Professor de Teologia.

'Ressuscitado' do arquivo, o Projeto 4879/16 passa para as mãos do Deputado/Pastor Eurico que, com 'unhas e dentes' o defenderá.

Antes era o Relator do referido Projeto, agora pretende legislar, ele mesmo, em causa própria.

Veja o que disse, em 2016, ESTE site e a revista Época sobre o Projeto:

Após ter chegado à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o relator da proposta será o deputado Pastor Eurico (PHS/PE). Caso seja aprovado, seguirá para votação em plenário. A nova lei irá alterar o Código Penal (Decreto-Lei 2840/40) e a Lei de Crimes Hediondos (Lei 8.072/90).
Sendo assim, “o homicídio cometido contra líderes eclesiásticos cristãos, em decorrência do ministério evangelístico, ou em razão dele” passa a ser classificado como crime hediondo, e, portanto, tratado de forma mais severa pela lei.
Victório Galli é membro (em 2016) da Frente Parlamentar da Segurança Pública e da Frente Parlamentar Evangélica. Ele defende “mudanças drásticas na legislação penal”. Afirma que “o Brasil está no patamar de um dos países mais violentos do planeta por que há falta de valores familiares, aliada à impunidade e leis muito brandas”.
O mato-grossense acredita que essa seria uma lei importante, uma vez que padres e pastores são alvos fáceis. “Não estamos falando de um crime qualquer, pois temos acompanhado o crescimento dos discursos de ódio contra os cristãos no mundo todo”. (isso ele fala por ele - sou de MT, nasci lá e vivi naquele belo Estado por mais 35 anos e não penso que a VIDA de um religioso seja mais importante que a das demais pessoas de Mato Grosso e do Brasil).
Somente na última semana (março 2016) dois padres morreram assassinados. O primeiro caso foi em Rondonópolis (MT), onde padre João Paulo, da igreja São José Esposo foi encontrado estrangulado em um terreno baldio.
No Rio de Janeiro, o corpo do padre Francisco Carlos Barbosa Tenório, que trabalhava em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi achado com perfurações de faca.

Posso estar equivocada, mas qual a importância maior para o Brasil tem essas pessoas? A vida e a dignidade do povo em geral é importante por igual!

Ou será mesmo que a vida de um grupo de pessoas, naturalmente privilegiadas, mas lamentavelmente mortas, sejam suas mortes (de 3 ou 4 deles) contadas como mártires para criar uma Lei que endureça o homicídio praticado contra eles?

A morte de qualquer ser humano é algo degradante e merece a punição mais severa prevista em lei - a não ser que essa pessoa seja mais frágil (como idosos, crianças, mendigos queimados na rua enquanto dormem ou mulheres vítimas de maridos controladores); no mais, o homicídio de qualquer um deve ser, da mesma forma, tratado.

A maioria de líderes religiosos já tem privilégio demais; uns viram Deputados e passam a ganhar fortunas e ademais disso criam suas 'bolhas' (bancadas) dentro do Congresso para conspirar contra quem não comunga da mesma crença; outros, parcela grande, são milionários com guarda-costas...; que privilégio a mais devem ter pessoas como essas que o restante da população não mereça ter?

Acordem!

Por Elane F. de Souza Adv, não atuante.

Imagem/créditos: Época-globo e Divulgação/Agência Câmara

Fonte: Gospel Prime e Época.Globo

Nossos blogs e redes sociais:

https://www.diariodeconteudojuridico.com

https://divulgandodireitos.com

http://cotidianodiversofm.website.radio.br/

https://www.youtube.com/user/elanyy1

Fã page de DCJ AQUI

  • Sobre o autorApaixonada pela Justiça, JUSTA!
  • Publicações185
  • Seguidores329
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações629
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crime-hediondo-para-homicidio-de-lideres-religiosos-e-o-correto-a-fazer/769026990
Fale agora com um advogado online