jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

CUT-AL repudia PEC que limita ação do Ministério Público

A CUT-AL entende que a proposta de alteração do texto constitucional – apelidada apropriadamente de “PEC da Impunidade” – representa evidente retrocesso social

0
0
0
Salvar

A Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL) manifesta seu apoio ao Ministério Público e seu repúdio à Proposta de Emenda Cons-titucional 37, que pretende limitar o poder de atuação dos MPs de todo o país. A PEC 37 visa tirar a prerrogativa dos promotores de procederem investigações, bem como o Banco Central, a Receita Federal, o Conselho de Controle das Atividades Financeira (Coaf), o Tribunal de Contas da União (TCU), entre outros. Pela proposta, essa prerrogativa seria exclusiva das Polícias Federal e Civil, implicando muitas vezes a descontinuidade das investigações e apurações de fatos lesivos à sociedade e à administração pública.

A CUT-AL entende que a proposta de alteração do texto constitucional apelidada apropriadamente de PEC da Impunidade representa evidente retrocesso social, político e institucional, na medida em que fragiliza o sistema de repressão ao crime, facilitando a ação de agentes criminosos.

O Ministério Público é uma das instituições mais respeitadas do país e vem desempenhando um papel fundamental no combate à corrupção em todos os níveis da administração pública. Caso a PEC seja aprovada, os beneficiados serão os autores do crime organizado e dos crimes do colarinho branco, e a corrupção será mais intensa. Haverá menos investigação e mais impunidade.

Para a Central Sindical, ao invés de enfraquecer a atuação do Ministério Público, é preciso fortalecer a instituição, dando-lhe condições adequadas de trabalho para que possa defender os interesses da sociedade.

A CUT-AL conclama todos os parlamentares da bancada alagoana no Congresso Nacional a rejeitar a PEC 37, a fim de evitar que a impunidade prevaleça em nosso país.

  • Publicações466
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cut-al-repudia-pec-que-limita-acao-do-ministerio-publico/100570246
Fale agora com um advogado online