jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Daniel Dantas é preso por corrupção e suborno

Publicado por Espaço Vital
há 16 anos
0
0
0
Salvar

O banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, o megainvestidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta estão entre os 17 presos pela Polícia Federal na Operação Satiagraha. As investigações sobre os tentáculos de Dantas e Nahas tiveram origem no escândalo do mensalão. As empresas Telemig Celular e Amazonas Celular, do Opportunity, estão entre as que abasteceram contas do publicitário Marcos Valério.

Nos meses seguintes, investigações apontaram para uma intrincada rede de lavagem de dinheiro, remessas e corrupção. Ao ter a informação de que poderia ser preso, Dantas tentou subornar um delegado da PF, oferecendo-lhe US$ 1 milhão. Na operação, a PF apreendeu cerca de R$ 1 milhão em dinheiro e três carros importados .

A PF cumpriu 56 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio, Bahia e DF. Segundo a PF, Nahas teria usado dados sigilosos do Federal Reserve (BC americano) e até informações privilegiadas sobre descobertas da Petrobras para ganhar dinheiro.

Considerado "um dos mais brilhantes economistas de sua geração, Daniel Dantas cumpriu um longo caminho entre gênio das finanças e prisioneiro da PF" - escreve o jornal O Globo, em sua edição de hoje (8).

Aluno prodígio do exigente Mário Henrique Simonsen - Daniel quase foi ministro da Economia no governo Collor. Preferiu ficar no mundo das grandes tacadas financeiras e virou milionário, embora não goste de comer bem ou de viagens de luxo.

O que gosta é de competir e ganhar dinheiro, a qualquer custo. Em sua última entrevista, à revista "Piauí", confessou seu único medo: "a Polícia Federal".

O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu está sendo investigado, mas os "dados ainda não estão amadurecidos", informa a PF. Dirceu, o ex-deputado Liz Greenhalgh e o ministro Mangabeira Unger são citados como "colaboradores de Dantas".

A defesa de Daniel Dantas atribuiu a prisão do banqueiro à disputa pelo controle da Brasil Telecom, anterior à compra pela Oi. A disputa opôs o banqueiro, a Telecom Italia e fundos de pensão de estatais. Dantas alega ter sofrido pressão do governo e de petistas.

Seu advogado, Nélio Machado, ameaça divulgar documentos que segundo ele, "comprovam a pressão do PT e estão na Justiça dos EUA".

A defesa de Celso Pitta se disse surpresa e negou ligação dele com Dantas. O advogado de Naji Nahas não quis comentar o caso.

  • Publicações23538
  • Seguidores516
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2515
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/daniel-dantas-e-preso-por-corrupcao-e-suborno/54639
Fale agora com um advogado online