jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

[Debate] Táxi x Uber: taxistas e motoristas do App protestam em Brasília

Ambos se manifestam acerca do projeto de lei 28/2017 que visa à regulamentação da atividade.

há 7 anos
40
0
27
Salvar

Taxistas e motoristas da Uber deslocaram-se à Esplanada dos Ministérios a fim de protestar sobre o projeto de Lei da Câmara nº 28, de 2017, os primeiros se manifestam pela aprovação do projeto, enquanto os segundos, pela rejeição.

O projeto de Lei da Câmara nº 28, de 2017 altera a Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, para regulamentar o transporte remunerado privado individual de passageiros, determinando que na regulamentação do serviço de transporte privado individual de passageiros, os Municípios e o Distrito Federal deverão observar:

I - Efetiva cobrança dos tributos municipais;

II - Exigência de contratação de seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e DPVAT;

III - Exigência de inscrição do motorista como contribuinte individual do INSS;

Além disso, ainda dispõe que os motoristas deste tipo de transporte devem:

I - Possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior que contenha a informação de que exerce atividade remunerada;

II - Conduzir veículo que atenda aos requisitos de idade máxima e às características exigidas pela autoridade de trânsito e pelo poder público municipal e do Distrito Federal;

III - Possuir e portar autorização específica emitida pelo poder público municipal ou do Distrito Federal do local da prestação do serviço autorizado;

IV - Emitir e manter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Município da prestação do serviço, obrigatoriamente em seu nome, como proprietário, fiduciante ou arrendatário, com registro e emplacamento do veículo na categoria aluguel.

Para os taxistas, o projeto de lei garante uma concorrência legal, ao passo que fixa as mesmas regras para ambas as categorias, enquanto os motoristas da Uber argumentam que o projeto de interesse exclusivo dos taxistas, de modo a não atendar as necessidades reais do aplicativo.

O ponto mais polêmico do projeto, todavia, gira em torno da tributação ou não dos serviços prestados pelos motoristas da Uber.

  • Qual sua opinião sobre o assunto?

Recomendamos a leitura do artigo: "UBER, o início de uma revolução?"

  • CONVITE:

A EBRADI os convida para participação no evento "COMBATE À CORRUPÇÃO E COMPLIANCE" que contará com a presença do Dr. Ives Gandra Martins, Dr. Luís Roberto Barroso e Dr. Modesto Carvalhosa.

Para mais informações, clique aqui.

O evento é aberto ao público em geral. Inscreva-se gratuitamente, clicando aqui.

Fonte: G1

  • Sobre o autorTransformando suas escolhas em sucesso!
  • Publicações493
  • Seguidores2878
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1465
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/debate-taxi-x-uber-taxistas-e-motoristas-do-app-protestam-em-brasilia/516166796
Fale agora com um advogado online