jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Defensora assina convênio para criação de centro de solução ...

há 12 anos
0
0
0
Salvar

Os processos judiciais no Piauí que ainda estão em fase de recurso de revista, ou seja, que devem ser analisados pelos advogados e desembargadores poderão ter um resultado final mais rápido. O motivo é a assinatura de um acordo de cooperação nesta quarta-feira (29), no Tribunal de Justiça do Estado, instalando o Centro de Solução de Conflitos, que dará mais celeridade aos processos que ainda iriam para análise.

O convênio foi assinado entre o presidente do TJ-PI, Desembargador Edvaldo Moura, e a Defensora Pública-Geral do Piauí, Dra. Norma Lavenère, tendo ainda como parceiro a Faculdade CEUT (Centro de Ensino Unificado de Teresina). O objetivo principal do Núcleo é contribuir para a consolidação de uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de litígios.

Recebemos diariamente na Defensoria Pública do Estado uma média de 15 a 20 processos, dos quais 90% deles são resolvidos na conciliação, destacou a Defensora Pública Alzira Bona, coordenador do Núcleo de Conciliação da DPE, acrescentando que a maioria dos casos que chega no setor é para reconhecimento de união estável e investigação de paternidade. Agora, com assinatura deste convênio, as conciliações serão mais rápidas, completou

De acordo com a legislação de andamento dos processos, antes de analisar o recurso, os processos são incluídos em pauta de conciliação, sendo as partes intimadas através do Diário Oficial. Com a instalação do Núcleo de Conciliação, os advogados e as partes podem entrar em acordo antes mesmo do julgamento do Tribunal, facilitando o trâmite e o resultado. Se alcançado o acordo, o processo volta à vara de origem, onde o acordo será executado para as partes.

É mais um passo que damos para agilizar os processos e assim contribuir mais ainda com o fortalecimento do Poder Judiciário piauiense, destacou a Dra. Norma Lavenére, enfatizando a parceria existente entre o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado em todos os aspectos. O Centro de Solução de Conflitos começará a funcionar no prédio do CENAJUS, na praça Marechal Deodoro.

De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça, nos próximos dias, primeiramente serão atendidos os conflitos ainda não judicializados, nos quais a solução conciliatória é obtida através da Defensoria e do CEUT e, posteriormente, com a tentativa de conciliação dos conflitos já levados à Justiça. No CEUT, o setor será coordenado por Chrystianne Moura, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade.

Ainda conforme a assessoria do TJ-PI, a parceria com entidades como a Defensoria Pública e o CEUT é mais um passo no processo de implantação total do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania no Estado do Piauí, inicialmente em Teresina, passando para os municípios de Parnaíba e Picos e, posteriormente, em todas as demais comarcas do Estado, o que faz com que o Judiciário do Piauí seja um dos primeiros no Brasil a implementar, de fato, métodos alternativos de solução de conflitos em sua estrutura de trabalho.

Para o Desembargador Edvaldo Moura, a assinatura dos acordos de cooperação é mais um passo, e de grande importância, para o desenvolvimento da cultura da conciliação em nosso País, nos moldes do que já acontece em outros países, como o Japão e a Nova Zelândia, com a consequente redução dos conflitos e o incremento da paz social, que todos almejamos.

Participaram da solenidade de assinatura dos acordos de cooperação, além do desembargador Edvaldo Pereira de Moura, Presidente do TJ/PI, a dra. Norma Brandão de Lavenère Machado Dantas, Defensora Pública Geral, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, o dr. José Vidal de Freitas Filho, Juiz Auxiliar da Presidência do TJ, a dra. Myrtes Maria de Freitas e Silva, Corregedora Geral da Defensoria Pública, o dr. Alci Marcus Ribeiro Borges, Secretário do Gabinete da Presidência do TJ, os Defensores Públicos Alzira Motta e Bona Soares, Coordenadora do Núcleo de Coordenação da Defensoria, e Juliano Leonel e os professores Marcos Cardoso, Subcoordenador do Curso de Direito do CEUT e Chrystianne Moura Santos Fonseca, Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do CEUT.

Arquivos Álbum de Fotos: Assinatura de Convênio do Núcleo de Conciliação da DPE, CEUT e TJ

Conselho Superior Corregedoria Esdepi Ouvidoria Geral Regional Itinerante Coordenação de Estágio Execuções Penais Criança e Adolescente Defesa da Mulher Defesa do Consumidor Defesa do Idoso Direitos Humanos

  • Publicações1891
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensora-assina-convenio-para-criacao-de-centro-de-solucao/3035093
Fale agora com um advogado online