jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Defensoria do Pará consegue sentença estrangeira no STJ

A setença foi um pedido de divórcio

Publicado por Poderes Revista
há 10 anos
5
0
2
Salvar

Defensoria do Estado do Pará conseguiu homologar, pela primeira vez, por meio do Sub Defensor Geral do Pará, Adalberto Souto, e do Defensor Público Edgar Alamar, uma sentença estrangeira em caso de divórcio praticado fora do país.

O pedido de divórcio foi homologado no último dia 2 de outubro, com validação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os Defensores Públicos Adalberto Souto e Edgar Alamar foram os responsáveis por subscrever a petição. A ação, originária no STJ, foi produzida via Entrância Especial da Defensoria Pública do Estado do Pará, responsável por peticionar junto aos tribunais superiores, como STJ e Superior Tribunal Federal (STF).

O divórcio envolveu uma paraense de Castanhal, município na região Nordeste do Estado, e um alemão, que casaram em Portugal e estavam juntos há pelo menos 10 anos. A dissolução do casamento, em caráter definitivo, foi assinada pelo Presidente do STJ, ministro Francisco Falcão.

Para que tivesse validade jurídica, o pedido feito pela paraense tinha que ser reconhecido e homologado pelos tribunais superiores do país. Essa é a primeira vez que a Defensoria faz um pedido dessa natureza ao STJ e tem parecer favorável concedido.


http://www.poderesemrevista.com.br/noticias/2014/10/21/defensoria-do-par-consegue-sentena-estrangeir...

  • Publicações70
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações147
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-do-para-consegue-sentenca-estrangeira-no-stj/146836275
Fale agora com um advogado online