jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Defensoria Pública lança 0800 no Núcleo do Consumidor em parceria com a TIM

há 9 anos
1
0
0
Salvar

A partir do dia 15 de junho os assistidos da Defensoria Pública de Minas Gerais passam a contar com mais um canal de atendimento para soluções extrajudiciais na área do Consumidor. Em parceria com a TIM, por meio do Conselho dos Usuários Região Sudeste, está sendo criado o “0800 Defensoria”, um canal de atendimento aos usuários que venham procurar a Defensoria Pública para solução de demandas relacionadas à telefonia.

As defensoras públicas Ana Luiza Aragão Bracarense Rios e Sabrina Torres Lamaita Ielo receberam do conselheiro Francisco Assis Santos Sobrinho o exemplar do Código de Defesa do Consumidor em Braile, produzido pela TIM

O Código de Defesa do Consumidor em Braile, produzido pela TIM, também foi entregue ao Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais e à OAB. Na foto ainda, os membros do Conselho da TIM: Ricardo Alves, secretário-geral; Jorge Tardin, presidente; Cândido Colinério e Renato Cuenca, gerente e diretor de Atendimento da TIm, respectivamente

A parceria foi apresentada durante a reunião ordinária do Conselho dos Usuários da TIM Região Sudeste, na sexta-feira (12). Representavam a Defensoria Pública as defensoras Ana Luiza Aragão Bracarense Rios e Sabrina Torres Lamaita Ielo, ambas em atuação na Defensoria Especializada do Consumidor.

O 0800 Defensoria é um canal direto entre a operadora e o usuário dos seus serviços, por intermédio da mediação do defensor público. O problema, que na Justiça levaria meses para ser resolvido, pode se decidir em apenas uma chamada telefônica.

O serviço foi criado em janeiro deste ano pelo Conselho dos Usuários da TIM Região Sudeste e está sendo replicado nas demais regiões do Brasil. A Defensoria Pública mineira é a sexta no país a aderir ao serviço.

Durante a reunião a defensora pública Sabrina Lamaita falou aos conselheiros da empresa sobre a satisfação da Instituição em saber que os consumidores mineiros terão como aliados a própria empresa. “Esta iniciativa é muito importante, pois abre um canal direto para resolver extrajudicialmente os conflitos ligados à telefonia, exatamente no momento em que tanto se discute formas de desafogar o Judiciário”.

De acordo com o presidente do Conselho dos Usuários Regional Sudeste, Jorge Tardin, a empresa se coloca à disposição dos órgãos de defesa do consumidor para ajudar a incentivar a melhoria das relações de consumo. “A participação da Defensoria Pública é muito importante para criar uma interface que integre empresa, órgãos de defesa e consumidor e assim levar algo de bom para os nossos usuários.”

Para a TIM, explicou o secretário geral do Conselho de Usuários, Ricardo Alves, o 0800 Defensoria não vai simplesmente resolver o problema do usuário de forma rápida sem a judicialização da demanda. “O serviço permitirá ainda que a empresa identifique o fator gerador da demanda, possa analisar estes fatores e ainda crie soluções que atendam às necessidades de todos os usuários”, explicou.

  • Publicações7681
  • Seguidores46
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações429
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-lanca-0800-no-nucleo-do-consumidor-em-parceria-com-a-tim/222010640
Fale agora com um advogado online