jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Depois de finalizada a partilha da herança, algo pode mudar?

Internauta perdeu a posse de um terreno que recebeu por herança depois de alguns anos e questiona se isso é permitido por lei

há 10 anos
3
0
4
Salvar

Tecla backspace: A divisão da herança só pode ser questionada depois se houver uma ação de anulação da partilha

Dúvida do internauta: Meu pai biológico faleceu em 1995 e deixou como herança um terreno para mim e uma casa para minhas duas irmãs. Porém, recentemente uma das irmãs entrou com um processo na Justiça alegando que o terreno em questão não me pertence. Como resultado, elas ficaram com a casa e com o terreno e eu fiquei sem nada. Eu tenho um documento, registrado em cartório, no qual fica claro que eu sou a proprietária. Gostaria de saber se isso é permitido por Lei ou se eu posso tentar reverter essa decisão.

Resposta de Rodrigo Rodrigo da Cunha Pereira*:

Para esclarecer essa situação, inicialmente é preciso apurar qual o valor da quota-parte recebida por cada herdeiro, ou seja, o patrimônio recebido por cada uma de vocês, pois a legislação brasileira não permite beneficiar um filho em detrimento dos demais. Ou seja, todos os filhos têm que receber a mesma quantia.

Lembro ainda que para realizar esse cálculo é preciso considerar as eventuais doaçõesrealizadas pelo seu pai em vida, e não apenas o patrimônio recebido após o seu falecimento, pois somente com todos esses dados será possível constatar se o procedimento realizado pelas suas irmãs foi legal ou não.

Se seu pai doou bens a você quando era vivo, isso significa adiantamento de herança. E se os valores de tais bens recebidos por você ultrapassarem o valor dos bens que ele deixou de herança, ou seja, o terreno e a casa, aí você realmente não teria direito a eles.

Pela lei brasileira, os filhos, independentemente de sua origem no casamento ou não, têm direitos iguais e são herdeiros necessários, ou seja, necessariamente receberão herança.

Se um deles foi beneficiado com antecipação de herança, na hora do inventário devem-se fazer compensações, o que em termos jurídicos é chamado de colação.

Essas compensações devem ser feitas no inventário. Após o “formal de partilha”, que é o documento final do inventário, só se pode discutir a distribuição dos bens por meio de uma ação de anulação de partilha


Fonte:http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/depois-de-finalizadaapartilha-da-heranca-algo-pode...

  • Publicações650
  • Seguidores39
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2358
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/depois-de-finalizada-a-partilha-da-heranca-algo-pode-mudar/125358642
Fale agora com um advogado online