jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Deputada defende cotas para mulheres na reforma política

Publicado por Câmara dos Deputados
há 13 anos
0
0
0
Salvar

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) destacou há pouco, no encerramento do 1º Seminário Internacional da Procuradoria Especial da Mulher, que a participação da sociedade na discussão da reforma política será fundamental para tentar romper com as forças organizadas e muito resistentes a qualquer mudança. Um dos pontos importantes, segundo a deputada, é a lista fechada, com alternância entre homens e mulheres.

Havia muito falácia contra a política de cotas e na Argentina vimos que teve impacto efetivo na ampliação do protagonismo feminino, ressaltou Erundina. No seminário, a presidente da Comissão de Legislação Geral da Câmara dos Deputados da Argentina, deputada Vilma Ibarra, relatou que nos últimos 10 anos, a Câmara do país teve entre 34% e 38% de participação de mulheres. No Senado argentino, o índice variou, no mesmo período, entre 35% e 43%.

A lei de cotas da Argentina foi aprovada em 1991. Antes de sua aprovação, segundo Ibarra, o índice de mulheres no parlamento ficava entre 15% e 20%.

Erundina lembrou que o Brasil já possui cotas para mulheres na política: os partidos são obrigados a reservar 30% de suas candidaturas a mulheres. Entretanto, ela ressaltou que a lei não teve quase nenhuma eficácia, foi uma conquista meramente formal.

Para a parlamentar paulista, para garantir a participação efetiva das mulheres na política é necessário garantir aspectos como financiamento para as campanhas e participação nos partidos. Ela defende a destinação efetiva de 5% dos recursos do fundo partidário para as campanhas femininas, como prevê a legislação. Outro aspecto que Erundina considera fundamental é a democratização dos meios de comunicação.

Tempo real: 18:10 - Na Argentina, mais de 30% do Legislativo é ocupado por mulheres

17:02 - Ministra pede que mulheres se mobilizem pela reforma política

16:40 - Gerente do Banco Mundial aponta avanços na igualdade de gêneros no Brasil

15:25 - Seminário abre debate sobre participação feminina na política latino-americana

12:59 - Deputada pede criação de procuradorias da Mulher nos estados

12:53 - Secretaria do governo defende inserção de mulheres negras na política

11:46 - Subsecretária defende reforma política com lista alternada por gênero

  • Publicações97724
  • Seguidores268403
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputada-defende-cotas-para-mulheres-na-reforma-politica/2738986
Fale agora com um advogado online