jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Deputada Marisa reafirma compromisso com o meio ambiente no Fórum Social Temático

0
0
0
Salvar

Parlamentar defendeu a produção orgânica como alternativa para a redução do aquecimento e preservação dos mananciais

A deputada Marisa Formolo (PT) representou a Assembleia Legislativa na Oficina “Construindo a Participação Social na 20ª Conferencia das partes da ONU sobre mudanças climáticas (COP 20)”. Durante a atividade que integrou a programação do Fórum Social Temático, na tarde de quarta-feira (22), a parlamentar reafirmou o compromisso do mandato com a sustentabilidade e a agroecologia, e apresentou o Projeto de Lei 99/2013, em tramitação no Legislativo gaúcho, que torna obrigatória a indicação do uso de agrotóxicos no rótulo de alimentos que em alguma parte do processo de sua fabricação sofreram contato com qualquer tipo de veneno.

Marisa ocupou a tribuna para reafirmar o seu compromisso com o meio ambiente. Observou que os meios de produção podem ajudar na preservação do solo e dos recursos hídricos e promover a saúde da população. “Está comprovado cientificamente que a produção orgânica reduz a produção de dióxido de carbono no solo e com isso diminui o aquecimento global e preserva os recursos hídricos, sem contar nos benefícios à saúde das pessoas, por isso essa forma de produção precisa ser incentivada”. A deputada também explicou que o objetivo de seu projeto é garantir o direito das pessoas saberem o que estão consumindo. “As pessoas precisam saber o que estão comprando e colocando na mesa para sua família consumir”. A matéria continua na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, aguardando novo parecer. O primeiro parecer, favorável, foi retirado pelo relator, deputado Frederico Antunes (PP), por orientação da Farsul, Fetag, Fiergs e Fecomércio.

A proposta da oficina realizada quarta-feira foi ressaltar a importância da participação dos movimentos sociais na Cop 20, que acontece no Peru, em dezembro deste ano, e reunirá os maiores emissores, historicamente, de poluentes, como os americanos e europeus, que teriam uma "dívida" com o planeta. O papel dos movimentos é garantir que politicas de reduções de dano ao meio ambiente sejam efetivadas e não fiquem somente em protocolos de intenções. Além da deputada Marisa, participaram da mesa os vereadores de Porto Alegre, Jussara Cony (PCdoB), Claudio Janta (PDT), o coordenador geral de Combate a Ilícitos Transnacionais do Ministério de Relações Exteriores, Everton Lucero, representante de Itaipu, Jair Kotz, o representante COP 20 Peru e coordenador da Iniciativa Construyendo Puentes, Osver Jaime Carrasco, e Lélio Falcão, membro da Comissão organizadora do FST 2014, que presidiu a oficina

  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputada-marisa-reafirma-compromisso-com-o-meio-ambiente-no-forum-social-tematico/112352704
Fale agora com um advogado online