jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Deputado defende liberação da pílula do câncer

Debates na Câmara sobre os efeitos da fosfoetanolamina sintética no tratamento do câncer poderão acelerar o processo de liberação da substância. Adelmo Carneiro Leão (PT-MG) repercute o tema

Publicado por Câmara dos Deputados
há 8 anos
0
0
0
Salvar

A Comissão de Seguridade Social debate hoje os efeitos da fosfoetanolamina sintética no tratamento do câncer. A substância começou a ser estudada pelo pesquisador Gilberto Chierice, do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), no final da década 1980. Mas, como a droga não passou por testes em humanos para saber se é, realmente, eficaz, ainda não é considerada um remédio.

O assunto virou polêmica nacional, porque a substância, que ainda estava em estudo na USP, começou a ser distribuída para pacientes que alcançaram bons resultados ao tomar a pílula do câncer, como já é conhecida.

A partir daí, mesmo sem testes, outros pacientes de várias partes do país, recorreram à Justiça para fazer uso do medicamento.

Para discutir a polêmica em torno da nova droga contra o câncer, esteve Com a Palavra o médico e deputado Adelmo Carneiro Leão, do PT mineiro. O parlamentar é autor de vários requerimentos para debater o tema na Comissão de Seguridade Social.

O deputado garante que os pacientes que fizeram uso da substância melhoram e que ainda não há depoimentos de efeitos colaterais da fosfoetanolamina. Adelmo Leão é favorável à ampliação dos estudos sobre a substância e acredita que esses debates vão acelerar o processo de liberação da pílula do câncer.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Marcio Achilles Sardi
  • Publicações97724
  • Seguidores268404
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações439
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-defende-liberacao-da-pilula-do-cancer/255162621
Fale agora com um advogado online