jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Deputados apóiam aumento do número de vereadores

0
0
0
Salvar

Se depender da Câmara Federal, os mais de sete mil vereadores que aguardam a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) terão de aguardar ainda um bom tempo para assumir o cargo. Um total de 7.343 suplentes aguardam a promulgação da emenda para tomarem posse imediata.

No entanto, o projeto precisa seguir todo a tramitação obrigatório. O processo começa pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), passa por uma comissão especial e só depois chega ao Plenário.

O deputado Cláudio Meirelles (PR) é favorável ao aumento de vereadores, pois entende que assim a sociedade estará mais bem representada. Para ele, a PEC deixa claro que não ocorrerá aumento de despesas para os municípios.

Cada câmara tem o seu duodécimo definido pela constituição . Mesmo que aumente o número de parlamentares a despesa vai ser a mesma. A verba vai ser apenas redistribuída de acordo com o novo número de integrantes. Isso tem de ser mostrado à população, explana.

Para o deputado Honor Cruvinel (PSDB), a questão é bem mais complexa do que aparenta. Apesar de o aumento do número de vereadores soar negativo perante a opinião pública, o tucano diz que pode ser uma medida correta. Segundo ele, a legislação sobre o assunto é o melhor juiz para a questão.

A lei diz que o número de parlamentares deve ser proporcional ao número de habitantes, assim como ocorre com os deputados em relação à população dos Estados. Se estiver dentro desse critério, a reinvindicação é justa, resume.

Segundo o texto aprovado na Câmara, o gasto das câmaras municipais deveria cair de R$ 6 bilhões para R$ 4,8 bilhões por ano. A proposta para recompor o número de vereadores começou a tramitar em 2004, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu eliminar mais de 8 mil cadeiras, sem no entanto, reduzir os repasses aos Legislativos municipais.

Deputados e senadores aprovaram a ampliação das vagas; mas, como o Senado rejeitou a redução de gastos nos Legislativos municipais, o então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, se recusou a promulgar apenas o aumento do número de vereadores, pois essa medida estava condicionada à economia de recursos. Para garantir a promulgação parcial, o Senado entrou com um mandado de segurança em dezembro no Supremo Tribunal Federal (STF).

  • Publicações52542
  • Seguidores54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-apoiam-aumento-do-numero-de-vereadores/907046
Fale agora com um advogado online